Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Resultados definitivos do escrutnio so apresentados hoje tarde no COA

Hlder Jeremias - 12 de Junho, 2013

Rogrio Silva apresenta hoje os resultados da votao da Comisso Executiva

Fotografia: Jos Soares

Os resultados definitivos das eleições dos corpos sociais da comissão executiva do Comité Olímpico Angolano (COA) para o quadriénio 2013/2016, realizadas segunda -feira, na sede da referida instituição, localizada na Cidadela Desportiva, são divulgados hoje, às 16 horas.

De acordo com o presidente da comissão eleitoral, Rogério Silva, após a contagem dos votos, os resultados provisórios apontam para 61 votos para a lista única, sufragada por 32 membros presentes no acto de votação e de outros membros do Comité Olímpico Angolano.

De acordo com o regulamento, os membros, que não puderam estar presentes, usaram o direito de votar por correspondência. Rogério Silva assegurou que os dados provisórios comprovam a recondução de Gustavo Dias Vaz da Conceição para mais um mandato à frente do COA.

Rogério Silva informou que a data prevista para a divulgação dos resultados é amanhã, mas a comissão eleitoral encurtou o tempo para hoje, em função do bom andamento do processo.

Outra razão que leva ao anúncio oficial para hoje deve-se à falta de reclamação no período estabelecido para o efeito. Nas últimas 24 horas, nenhum membro apresentou reclamação.

Rogério Silva mostrou-se satisfeito pela forma esclarecida dos membros do Comité Olímpico Angolano que, em obediência ao calendário da comissão eleitoral, depositaram os respectivos votos dentro do tempo estabelecido, o que permitiu tirar boas ilações sobre a maturidade dos envolvidos no jogo democrático.

O COA criado em 1979 logo no ano seguinte o país participou nos Jogos Olímpicos de Verão (Moscovo’80) em Moscovo. É membro da Associação dos Comités Olímpicos de Língua Oficial Portuguesa, membro da Associação dos Comités Nacionais Olímpicos Africanos e membro do Comité Olímpico Internacional.

O comité Olímpico Angolano organiza os eventos de carácter olímpico em Angola, fiscaliza e organiza os desportos que têm representação do país nos Jogos Olímpicos. Desde a estreia de Angola nos Jogos Olímpicos de Verão (Moscovo’80) até os Jogos Olímpicos de Londres’2012, o país nunca ganhou medalhas.