Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Ribeiro aposta na massificação

Roza Panzo - 15 de Maio, 2015

Ribeiro aposta na massificação

Fotografia: Jornal dos Desportos

O seleccionador nacional e treinador principal do Clube Náutico da Ilha de Luanda, César Ribeiro, disse ao Jornal dos Desportos, que é necessário  que se faça um trabalho ardo em prol da massificação da modalidade em todo país."Temos de trabalhar em prol da massificação, porque temos boas piscinas espalhadas no país. Para termos uma ideia temos piscinas em Luanda, Cambambe, Lobito e Cabinda. Mas estas piscinas só vão ter valor, se tiver atletas a treinar e posteriormente a competirem nas provas nacionais", realçou.

Para o treinador, o facto de termos apenas três clubes a competir nas competições internas torna a natação nacional pobre.César Ribeiro acredita que com mais trabalho e dedicação na massificação da modalidade, "Angola um dia pode  derrotar a poderosa África do Sul", ressaltou.O técnico referiu que uma das causas do fracasso da natação é o facto de alguns clubes não se interessarem pela modalidade.

"Uma das causas do fracasso da natação é que aderência dos clubes para a natação é pouca. Se pode dizer que nunca houve aceitação da modalidade por parte de alguns clubes", afirmou.César Ribeiro aconselha a juventude a interessarem-se pela pratica do desporto. "Não só a natação como outras modalidades, mas a pratica do desporto afasta as crianças e a juventude de determinados vícios". Para o técnico o importante é  as pessoas continuarem envolvidas na natação como aconteceu no trabalho que se fez para a realização do zonal IV.

"Em que se trabalhou como uma pirâmide na qual esteve envolvida o ministério, a federação, os técnicos, atletas e os próprios encarregados de educação. E se continuarmos a trabalhar com espírito de união a natação vai longe", disse.
Rosa Panzo