Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Ribeiro clama a apoio para Olimpadas

lvaro Alexandre - 29 de Junho, 2018

Ablio Ribeiro mantm a f para chegar s terras da Gergia.

Fotografia: Jornal dos Desportos

O Árbitro Internacional (AI) Abílio Ribeiro pode falhar a presença na 43ª Olimpíadas Mundiais de Xadrez a decorrer de 26 de Setembro a 6 de Outubro, em Batumi, República da Geórgia. O juiz angolano deve custear as despesas de deslocação. Nesse momento, está a enfrentar dificuldades para obter o dinheiro e precisa de apoio da sociedade angolana.
Em declarações ao Jornal dos Desportos, Abílio Ribeiro lamenta a situação que vive e revelou questões de foro mental.
\"Vivo momento de muita frustração. Os contactos feitos para conseguir apoios financeiros ainda não surtiram efeitos positivos\", disse.
 Abílio Ribeiro mantém a fé  para chegar às terras da Geórgia.
\"Vou continuar a batalhar e ainda não perdi a esperança. A minha presença no Batumi vai ser um facto\", frisou.
O árbitro angolano assegurou que o Comité Organizador das Olimpíadas de Batumi prometeu fazer a devolução do dinheiro gasto na compra de bilhete passagem, tão logo se apresente no local do evento mundial.
Abílio Ribeiro acredita no bom senso da sociedade empresarial.
\"Não conto apenas com o apoio do Estado. Chegou a hora de despertar os empresários e tocá-los no coração num gesto tão nobre de patrocinarem a minha segunda presença numa fase final das Olimpíadas de Xadrez\", exortou.
Abílio Ribeiro não deixou de agradecer os apoios que a sociedade prestou ao árbitro angolano de futebol, Jerson Emiliano, para prestigiar o nome de Angola no Campeonato do Mundo Rússia\'2018.
\"Estou bastante satisfeito pelo apoio e carinho dado ao nosso árbitro de futebol pela sua nomeação para a fase final do Mundial da Rússia. Gostaria que o mesmo gesto fosse extensivo a todos, quando fossem indicados para ajuizarem as provas mundiais\", sensibilizou-se.

ÁRBITROS AFRICANOS
Cerca de 21 árbitros africanos estão nomeados para participarem da 43ª Olimpíada Mundial de Xadrez. Entre os nomeados, consta Abílio Ribeiro. A primeira  experiência ocorreu em 2016, em Baku, Azerbaijão.
Eis a listas dos juízes africanos:  Árbitro Internacional (AI) Abílio Ribeiro (Angola), AI Mounir Cherrad (Argélia), AI Adnane Nesia (Argélia), AI Tshepiso Lopang (Botswana), AI Vincent Massole (Botswana), Árbitro Fide (AF) Roger Tiroyamodimo (Botswana), AI Arnaud Ouedrogo (Burkina Faso), AF Mário Deckalet (Cabo Verde),  AI Mohamed Hallem (Egipto), AF Rehema Khimulu (Quénia).
ÁA

PREPARAÇÂO
Federação convoca selecções

A Comissão Técnica Nacional da Federação Angolana de Xadrez (FAX) divulgou ontem, em Luanda, a lista dos pré-seleccionados para integrar os trabalhos preparatórios, tendo  em vista a participação na 43ª Olimpíada Mundial a decorrer de 26 de Setembro a 6 de Outubro, em Batumi, Geórgia.
O Secretário Técnico da FAX, Carlos Frades, avançou que foram convocados os xadrezistas com o melhor desempenho dos últimos tempos.
"Não tivemos dificuldades em escolher os atletas. Os resultados acumulados nos meses desportivos e o posicionamento no ranking nacional foram os principais indicadores utilizados pela nossa instituição", justificação.           
A preparação do grupo começa no dia 2 de Julho na sede social da FAX.
"Estamos a trabalhar no programa de treino. Vamos preparar as sessões para dois meses. As estratégia para Batumi vai ser toda montada no país. Pretendíamos realizar um curto estágio na Europa, mas somos forçados por dificuldades financeiras. Neste quadro, perdemos a possibilidades de fazer partidas de controlo com xadrezistas mais bem preparados", justificou.
Foram seleccionados o Candidato a Mestre (CM) Sérgio Miguel, campeão Nacional e atleta do Progresso Sambizanga; Mestre Internacional (MI) Luciano Oliveira, vice-campeão e atleta da EPAL; MI Erickson Soares, melhor do ranking nacional - 2289 e atleta do Banzelos Nation; MI David Silva (Progresso Sambizanga), MI Catarino Domingos (EPAL) e MI Adérito Pedro (1º de Agosto), MI Esperança Caxita, campeã nacional e atleta do Progresso Sambizanga; MF Ednásia Júnior, vi-campeã e atleta da Mocovi Sport Clube; MF Luzia Pires (1º de Agosto), Irineia Gabriel (1º de Agosto) e CM Delfina João (Progresso Sambizanga).
ÁA