Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Ricardo Melo vence a prova

06 de Abril, 2015

Ricardo Melo acelerou sob a pressão de Cláudio Bandeira e Stephano Van-Dèste na prova disputada na marginal de Luanda

Fotografia: José Soares

Rico Melo venceu no sábado a prova da classe BB2 em karting, pontuável para a segunda jornada do campeonato provincial de Luanda. Cláudio Bandeira e Stephano Van-Dèste ocuparam a segunda e terceira posições. Na mesma especialidade, na categoria de Max-júnior, o triunfo coube a João Martins, secundado por Antony Santos e Ana Masalta. Em Karting, classe DD2, também pontuável para a segunda jornada do provincial da capital, o primeiro posto coube a Stephano Van-Dèste. Cláudio Bandeira e Rico Melo ocuparam a segunda e terceira posições. Na classe de iniciados, Artur, Keoni e Keilana subiram ao pódio.

SUPER-MOTO
O atleta Custódio Neto, também conhecido por Toíto, conquistou o Grande Prémio Paz - Cidade de Luanda em super-moto, prova enquadrada nas festividades do aniversário da Paz que se assinalou no sábado. A competição disputada na Marginal de Luanda contou para a segunda jornada do campeonato provincial de Luanda, da especialidade. Sandro Carvalho classificou-se em segunda posição, seguido por Hugo Carvalho.

DESPORTO
ADAPTADO

O ciclista do desporto adaptado Jonas Caíta venceu na Marginal de Luanda o Grande Prémio Paz - Cidade de Luanda, enquadrada nas celebrações do 4 de Abril, dia da Paz em Angola. O atleta do Comité Paralímpico Angolano bateu na concorrência Paterson Pascoal e João Baptista. A competição adaptada contou com a participação de oito concorrentes. Este ano, Jonas Caíta venceu igualmente a Taça Sayovo, prova instituída em 2005 pelo Ministério da Juventude e Desportos em prol dos feitos do velocista José Sayovo Armando, nos Jogos Paralímpicos de Atenas'2004, onde conquistou três medalhas de ouro e bateu recordes nos 100, 200 e 400 metros.

O Grande Prémio Paz-Cidade de Luanda foi organizado pela Associação dos Desportos Motorizados de Luanda e a Associação de Ciclismo de Luanda sob coordenação do Grupo de Líderes Empresariais de Angola (Lide-Angola). A competição inclusiva contou, entre outros, com a presença do presidente da Comissão Administrativa da cidade de Luanda, José Tavares,  do presidente do Comité Paralímpico Angolano e da Lide-Angola, Leonel da Rocha Pinto.  As provas de ciclismo olímpico e paralímpico não contaram para a classificação.

INFRA-ESTRUTURAS
Alunos do Moxico
ganham pavilhão


Os alunos da Escola do I Ciclo do Ensino Secundário, na cidade de Luena, província do Moxico, ganharam no último fim de semana um pavilhão multiuso, inaugurado no quadro das comemorações do 13º aniversário da paz e reconciliação nacional, que  se assinalou no passado dia 4 do corrente.
Trata-se de uma infra-estrutura moderna, com capacidade para 500 espectadores, apetrechada com uma quadra desportiva, que integra: ginásio, quadro electrónico, balneários, mesas de ténis e sala de imprensa.

Durante o acto de inauguração, o governador da província do Moxico, João Ernesto dos Santos “Liberdade”, disse que o crescimento da província nos 13 anos de paz é visível e o governo local vai continuar a trabalhar em prol da criação de melhores condições de vida para as populações. Os estudantes presentes louvaram o gesto do governo da província e reconheceram o empenho do Executivo em potenciar o sector da Educação com infra-estruturas que proporcionam melhores condições de ensino e de aprendizagem. Os alunos comprometeram-se ao engajamento nas aulas de Educação Física e cuidar do imóvel para a sua durabilidade.