Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Rins lidera teste em Losail

14 de Março, 2016

Álex Rins aproveitou a sessão final para superar Sam Lowes em Losail

Fotografia: AFP

Os últimos testes colectivos da Moto2 encerram hoje em Losail e as alterações no quadro de classificação apresentam indicadores iguais a dos anos anteriores. Álex Rins foi o mais rápido no primeiro dia de testes da Moto2 da pré-época e fechou o dia com 0s013 de vantagem sobre Sam Lowes, o segundo classificado. Takaaki Nakagami completa a lista dos três primeiros.Dias após o primeiro exercício em Jerez de la Frontera, os pilotos da divisão intermediária regressaram à pista nesta semana para uma série final de testes. No esquadrão da Kalex, os pilotos focaram da avaliação de um novo tanque de combustível, um novo radiador e versão revisada do chassi.

Com a pista limpa pelos pilotos da Moto3, os competidores da Moto2 não perderam tempo tão logo foi autorizada. Rápido desde o início dos trabalhos, Sam Lowes liderou as duas primeiras sessões do dia, mas viu Álex Rins virar o jogo no final. Separados por 0s013, Álex e Sam estão a usar a mais nova versão da moto da Kalex.

Apenas 0s060 atrás do líder, Takaaki Nakagami ficou com o segundo lugar, à frente de Jonas Folger. Campeão vigente, Johann Zarco cravou 2min00s542 na sua melhor volta e ficou com o quinto tempo, 0s471 atrás de Rins.Com 2min00s636, Tom Luthi arrematou o sexto tempo, seguido por Franco Morbidelli. Marcel Schrotter aparece atrás, seguido por Simone Corsi. Estreante na Moto2, Danny Kent anotou 2min00s987 e fecha o rolo dos dez primeiros, 0s916 atrás do líder.

MOTO3

Jorge Navarro foi o mais rápido no primeiro dia da segunda série de testes da pré-época'2016 da Moto3. Às vésperas do início do Mundial, os pilotos da categoria menor foram ao Qatar para um teste final e o piloto da Estrella Galicia 0,0 não teve dificuldades para ditar o ritmo. Com o sol ainda a brilhar no circuito de Losail, o dia começou com pouca actividade em pista, mas o cair da noite trouxe mais e mais pilotos para fora dos boxes.

Com a pista mais limpa, os pilotos e as equipas focaram no acerto das motos e deixaram as simulações de corrida para mais tarde. A testar um novo motor da KTM, Brad Binder começou na liderança, mas viu Jorge Navarro virar o jogo algumas horas mais tarde com 0s286 de vantagem.Com 2min06s462, Livio Loi colocou-se no segundo posto na última sessão do dia, 0s160 à frente de Fabio Quartararo, que assumiu o terceiro lugar pouco antes de uma bandeira vermelha antecipar o fim dos trabalhos.

Niccolò Antonelli registou 2min06s689 e ficou com o quarto posto, já 0s513 atrás do líder. A trabalhar na sua consistência, Romano Fenati apareceu na sequência, à frente de Jakub Kornfeil e Andrea Migno, que completou o grupo de sete pilotos que rodaram abaixo da marca de 2min07s.0s872 atrás do ponteiro, Binder ficou com o oitavo melhor tempo ao fim do dia em Losail, seguido por Enea Bastianini. Estreante, Bo Bendsneyder anotou 2min07s453 e completou o rolo dos dez primeiros.Além de abrir a última série de testes da pré-época, em Losail também ficou marcada pela declaração do director-técnico do Mundial, Danny Aldridge, a isentar a Honda da acusação feita pela KTM de que a NSF250 RW ultrapassa o limite de 13500 RPM.