Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Robert Gesink vai ser operado ao coração

17 de Abril, 2014

Gesink decidiu sujeitar-se a uma exaustiva observação médica para tentar perceber o motivo da sua desordem e a solução para os seus problemas

Fotografia: Reuters

O ciclista Robert Gesink anunciou  que vai ser operado ao coração nas próximas semanas, horas depois de a sua equipa, a Belkin, ter revelado que o corredor ia fazer uma pausa na carreira por sofrer de arritmia cardíaca. "Na Volta ao País Basco, na semana passada, voltei a sentir uma dor forte, curta, mas intensa, no coração. Não foi a primeira vez, mas fiquei ansioso", relatou Gesink em conferência de imprensa, indicando que sofre desse tipo de problemas desde o começo da sua carreira.

Segundo o corredor, cada vez que hiperventila, o seu coração ressente-se e, consequentemente, sente-se nervoso, o que condiciona as suas prestações na estrada. Antes, em comunicado, a Belkin deu conta do padecimento de Gesink e manifestou respeito pela decisão do holandês de interromper a sua carreira profissional.

"Robert Gesink tem sofrido de arritmia cardíaca durante esforços físicos severos nos últimos anos. Essa situação também acontecia quando este obteve os seus melhores resultados", começa por dizer o comunicado publicado na página oficial da equipa holandesa. Em exames anteriores, os médicos concluíram que "a arritmia cardíaca não impossibilita a actividade velocipédica, mesmo ao mais alto nível".

"No entanto, desde a Volta a Itália de 2013, Robert começou a ter receio da sua condição. Em acordo com a equipa, a equipa médica e os especialistas, Robert Gesink decidiu sujeitar-se a uma exaustiva observação médica para tentar perceber o motivo da sua desordem e a solução para os seus problemas", acrescenta o comunicado.