Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Rodman clarifica visitas Coreia

02 de Fevereiro, 2014

Antiga estrela de basquetebol norte-americano viaja com regularidade para a Coreia do Norte

Fotografia: AFP

O americano Dennis Rodman afirmou em entrevista divulgada na sexta-feira que não é um diplomata e que faz visitas à Coreia do Norte para estabelecer contactos como representante da NBA. “Eu digo sempre às pessoas que não vou lá como embaixador, tentando averiguar por que ele (Kim Jong-un) faz essas coisas”, disse à CNN o ex-jogador de basquetebol.

Rodman admitiu saber das denúncias de abusos do regime norte-coreano, mas garantiu que não conhece detalhes. Sobre o líder do país, o ex-atleta do Chicago Bulls disse apenas tratar-se de “um bom sujeito”. As viagens de Rodman à Coreia do Norte, para onde levou alguns ex-jogadores da NBA, foram alvo de muitas críticas, inclusive do governo do Presidente Barack Obama.

Sobre o silêncio de Rodman a respeito da situação de Kenneth Bae, que cumpre sentença num campo de trabalhos, existem questionamentos. O americano foi detido em Novembro de 2012, em Rason, no litoral nordeste da Coreia do Norte.

O Governo norte-coreano acusou-o de planear um golpe contra o regime de Kim e em Abril de 2013 o americano foi sentenciado a 15 anos de prisão. Rodman sustentou que, até o dia de hoje, não sabe por que Bae está preso e garantiu que, se isso fosse possível, trocava de lugar com Bae para obter a sua libertação.

LIGA PROFISSIONAL
Do ponto de vista competitivo, Kevin Durant interrompeu uma série de 12 jogos consecutivos com mais de 30 pontos, ficando assim a quatro partidas de superar o recorde de Kobe Bryant e a dois de Tracy McGrady (14). A “estrela” dos Oklahoma City Thunder ajudou com 26 pontos na vitória (120-96) sobre os Brooklyn Nets.

“Estou satisfeito por ter terminado (série de jogos com mais de 30 pontos). Prefiro ficar com a vitória. Não estava a tentar forçar nada. Foi uma boa série enquanto durou mas essa é a menor das minhas preocupações”, disse Durant, sério candidato ao prémio de melhor jogador da temporada (MVP), após a 10.ª vitória consecutiva dos OK Thunder, equipa que lidera a Conferência Oeste com o melhor registo da fase regular: 38 vitórias e dez derrotas.

Sem Kobe Bryant, os Lakers vão de mal a pior. A equipa de Los Angeles sofreu a sexta derrota consecutiva e está no penúltimo lugar da conferência com 16 vitórias e 31 derrotas, cada vez mais longe dos lugares que dão acesso aos play-offs.

Paragem
para Nate Robinson

O base dos Denver Nuggets, Nate Robinson, foi operado esta sexta-feira a uma rotura no ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo e enfrenta longa paragem. “Nate é conhecido pela sua coragem e determinação e não tenho dúvida de que ele vai trabalhar muito para voltar a jogar o mais rápido possível”, disse o manager dos Nuggets, Tim Connelly.