Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Rogério falha Billfish Challenge

Álvaro Alexandre - 11 de Dezembro, 2014

Comandante da Selecção Nacional B vai ser alvo de calorosa recepção pelos integrantes da equipa campeão mundial e do Team Náutico

Fotografia: Jornal dos Desportos

O pescador Rogério Matos, campeão mundial da Pesca Desportiva do Alto Mar, título conquistado no mês transacto, no Estado brasileiro de Vitória do Espírito Santos, desfalca o Team Náutico, na XII edição do Billfish Challenge, a decorrer no sábado e domingo, com partida na marina do Clube Náutico Militar. 
 
O capitão da Selecção Nacional “B”, detentora do segundo título mundial, encontra-se de férias no Brasil e tem chegada prevista ao país na quarta-feira. O Jornal dos Desportos apurou que os integrantes da selecção B e do Team Náutico preparam uma recepção calorosa ao “Comandante Há Dúvidas?”, como é tratado na elite do desporto náutico.

Em substituição, Nuno Abohbot assume o comando do Team Náutico, vencedor do XVI Kianda Sailfish Classic, realizado no mês transacto com a organização do Clube Náutico da Ilha de Luanda.

“A ausência de Rogério Matos vai ser insignificante, porque temos um grupo coeso e preparado para ultrapassar todas as diversidades. Auguramos uma boa prova ao Billfish Challenge para manter a primeira posição na classificação geral”, disse Nuno Abohbot.

A equipa vai competir com o barco Calema, um meio de transporte alternativo. Nuno Abohbot vai contar com os pescadores Rui Magalhães, David Silva e Nuno Abohbot Júnior “Bibo”, uma das promessas do país. A ausência do Tudo Fish Fishing vai dominar o Billfish Challenge. A equipa do comandante Jan Jongschaap atravessa dificuldades com a embarcação. Uma avaria grave no motor constitui a razão da ausência.

“Provavelmente, não vamos participar no XII Billfish Challenge que se disputa no próximo fim-de-semana, na região do embarcadouro do Mussulo. A nossa embarcação tem problemas mecânicos. A avaria não vai ser superada antes do arranque da competição”, lamentou.
Na equipa Marmeladas, os níveis motivacionais são altos. A tripulação do capitão Paulo Leal está pronta para conquistar o concurso do Clube Náutico Militar. O “Estado Maior” já está montado na Ilha de Mussulo.

“A nossa estratégia está preparada para encerrar com alegria no final dos dois dias de concurso. Estamos apostados em conquistar o torneio do Clube Militar e garantir o último acesso ao Campeonato do Mundo de Pesca Desportiva, por equipas, de 2015, a decorrer em Abril, na Costa Rica”, garantiu Paulo Leal.
Para garantir o visto de acesso ao Quepos'2015, Paulo Leal revelou o espaço onde vai atracar a embarcação Marmeladas.

“Amanhã, vamos zarpar da Ilha de Mussulo para a marina do Clube Náutico Militar e daí partir para a região Sul de Luanda. Temos a certeza de que o peixe está naquele lugar”, disse.

Paulo Leal justificou a escolha do espaço e a certeza da presença de peixes de eleição do concurso: “A região está receber muita chuva e o Rio Cuanza está a arrastar muitos objectivos para o mar, um comportamento natural que os exemplares de grande porte adoram”, esclareceu.
O concurso tem o condão assegurado dos Tubarões Fishing Team, Lampas, Malembeiros, Team Náutico, Marmeladas, Tudo Fish Fishing Team, Team Release, Azarados, Balão Mágico, Doce Vela, Team Tuxica, Fish.Com, Xiripiti, Team Unitel, Bicudos e Terlicos.