Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Rogrio lidera Seleco Nacional

lvaro Alexandre - 11 de Junho, 2016

Rogrio Matos refora grupo de trabalho com Marcos Queirs e Rafael Brigham

Fotografia: Dombele Bernardo

Depois de levar a Selecção Nacional à conquista dos títulos de campeão mundial de pesca desportiva no Brasil e em Angola, a direcção da Federação Angolana da modalidade (FAPD) convidou o pescador do Team Náutico, Rogério Matos, a assumir a liderança técnica dos bicampeões mundiais, com vista a manutenção do título no Campeonato do Mundo -Big Game, que  vai decorrer de 5 a 11 de Novembro na cidade turística de Acapulco, República do México.

No encalço do quarto título mundial, a direcção de Fernandes Santos "Fefé", presidente da FAPD, aposta em Rogério Matos por conhecer as elites mundiais da pesca desportiva e para dotar o grupo de boas estratégias. Recentemente, venceu o campeonato da Zona Norte de pesca desportiva.

Ao lado de Fernando Duarte, então seleccionador nacional, Rogério Matos participou das estratégias que levaram a consagração de Angola no Mundial de pesca desportiva realizada no Brasil (2014) e Angola (2015). Para a prova de México, o país desembarca como alvo a abater, quer pelos regulamentos como por meios técnicos. Para contornar a "engenharia da maldição", a direcção da Federação aposta num técnico com conhecimentos profundos.

Em declarações ao Jornal dos Desportos, o comandante do Team Náutico disse que a divulgação dos oito integrantes da equipa nacional acontece na última quinzena do mês corrente. Rogério Matos esclareceu que não leva suplentes para Acapulco por limitação de recursos financeiros.

"Estou a avaliar os seleccionáveis e até lá estarei em condições de apresentar oito pescadores que vão representar o país no México. A limitação financeira da Federação não permite fazer grandes opções", disse.

Com presenças garantidas na convocatória de Rogério Matos constam os vencedores do último BIG Game. "É uma certeza os obreiros do título do Lobito para a convocatória da Selecção B. A selecção A é constituída por Carlos Louro (Team Release), Rafael Brigham (residente nos EUA), Luís van Dunen (Tudo Fish) e Marco Queirós (Team Calulo)", garantiu. Rogério Matos prometeu "refazer outro grupo" que consubstancia-se nos resultados individuais obtidos nas provas do corrente ano. Entre os itens de avaliação, o seleccionador nacional disse que "o principal são as capturas".

A 24ª edição do Campeonato do Mundo-Big Game realizado em 2015, na região costeira do Lobito, em Benguela, colocou Angola B na liderança, seguido pela África do Sul, Itália B, México ), Angola, Brasil B, Brasil A, Espanha B, Itália A, Senegal B, Alemanha, México A, Espanha A, Senegal A e Croácia.

De recordar que Angola conquistou o primeiro título de campeão mundial de pesca desportiva em 2008, em Cape Town, África do Sul.