Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Rogério Matos valoriza competência no grupo

?lvaro Alexandre - 19 de Julho, 2017

Seleccionador nacional vai orientar a preparação da equipa em Portugal

Fotografia: Jornal dos Desportos/Edições Novembro

O seleccionador Rogério Matos voltou ontem, em Luanda, realçar a inexistência de pescadores titulares nos dois planteis da Selecção Nacional de seniores masculinos, mobilizados para disputar a XXIV edição do Campeonato do Mundo da Pesca Desportiva de Alto Mar, a decorrer de 16 a 23 de Setembro, na Albufeira-Algarve, Portugal.

O técnico bicampeão mundial clarificou que as oito vagas serão preenchidas no final do estágio pré-competitivo, agendado para o período de 14 a 16 de Setembro, na cidade costeira que vai albergar o certame.

“Ainda tenho mais três treinos por realizar em Portugal. No final do estágio, terei uma ideia definitiva sobre as qualidades individuais dos integrantes da Selecção Nacional dentro espírito arquitectado para buscar o quatro título para Angola e o terceiro da conta pessoal “, disse.

Rogério Matos esclareceu que vai escolher quatro pescadores para cada grupo mais um suplente, que vai servir para “situações pontuais”.

Rogério Matos dispensou os pescadores desde finais de Maio. A fase preparatória no país encerrou há dois mês e foi “satisfatória” no Lobito.

“A entrega foi total e justificaram a integração na Selecção Nacional. Terminámos a primeira fase de treinos no país por inexistência de condições climatéricas para a realização da actividade pesqueira. O período de temperaturas baixas é impróprio. Os exemplares de grande porte deslocam-se para as regiões quentes”, explicou.

O técnico acrescentou que “tem um grupo equilibrado”. Três vão representar o país pela primeira vez, nomeadamente, Marco Couto (Tubarões Fishing Team), Cesário Barbosa (Team Náutico) e Cesário Barbosa (Team Náutico). Integram também a selecção, Carlos Louro (Team Release), Luís Van-Dúnem (Tudo Fish), Marco Queiros (Team Calulo), Júlio Rocha (Team Nautico), Airton Moreira (Monster Fishing Team), João Tavira Lopes (Team Náutico) e Hugo Van-Dúnem (Team Kuxica).

Angola vai participar no Campeonato do Mundo da Pesca Desportiva de Alto Mar pela sexta vez. É detentora de três títulos mundiais, dos quais dois consecutivos. Venceu pela primeira vez em 2008, na África do Sul. Depois, seguiu-se em 2014, no Brasil, e em 2015, em Benguela.