Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Roland Garros reforça segurança

25 de Maio, 2017

Gravidez afasta a norte-americana Serena Williams da competição este ano

O torneio de Roland Garros, cuja fase de qualificação já está a decorrer, reforçou o número de agentes de segurança, mantendo o mesmo dispositivo do ano passado, anunciou hoje a Federação francesa de ténis (FFT).

“Acreditámos 1.200 agentes de segurança, o que representa um ligeiro aumento relativamente a 2016”, revelou Jacques Le Méné, o responsável de segurança do ‘Grand Slam’ francês, sem precisar quantos efectivos extra foram destacados para a edição que começa no domingo. Por seu lado, o porta-voz da FFT lembrou, numa conferência de imprensa para fazer o ponto de situação após o atentado de Manchester, que o torneio continua numa fase de nível 2 (de risco de atentado) de segurança reforçada, mantendo o mesmo dispositivo de 2016.

“A segurança é uma verdadeira prioridade nas nossas acções. Não somos experientes numa situação de atentado, porque nunca vivemos uma, mas estamos treinados, fizemos simulações e repetições. Com a experiência do ano passado, o nosso sistema está mais afinado”, sublinhou Stephan Post. Como em 2016, a FFT colocou três pontos de passagem obrigatória nas imediações do complexo da Porte d\'Auteuil, com detectores de metais e revistas manuais.

Cerca de 450.000 espectadores são esperados até 11 de Junho em Roland Garros, com o pico estimado a ser de 35.000 adeptos nos dias mais concorridos.

O quadro principal do segundo ‘Grand Slam’ da temporada arranca no domingo, com a fase de qualificação já a decorrer. O reforço de segurança no torneio parisiense acontece horas depois do atentado na Arena de Manchester, no norte da Inglaterra, em que, pelo menos, 22 pessoas morreram, além do atacante, e 59 ficaram feridas.

O ataque, que aconteceu no final de um concerto da cantora Ariana Grande, foi perpetrado por um homem sozinho, disse a primeira-ministra Theresa May, sendo que a polícia britânica o identificou com sendo Salman Abedi, 22 anos.
O atentado, entretanto, foi reivindicado pelo grupo extremista Estado Islâmico.

TORNEIO DE MAIORCA
Azarenka prepara regresso

A tenista bielorrussa Victoria Azarenka, ex-número um mundial, vai regressar aos \"courts\", depois de uma paragem para ser mãe, no torneio de Maiorca, confirmaram Slam’.ontem os organizadores da prova, que decorre entre 18 e 25 de Junho. Azarenka, que na segunda-feira tinha revelado, nas redes sociais, o desejo de voltar à competição antes de Wimbledon, optou por regressar aos \"courts\" no torneio de relva maiorquino.