Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Rómulo Branco em grande estilo em Abu Dhabi Desert Chalenge

Hélder Jeremias - 08 de Abril, 2013

Rómulo Branco, voltou a merecer destaque nos principais sites do automobilismo

Fotografia: Jornal dos Desportos

O piloto luso-angolano, Rómulo Branco, voltou a merecer destaque nos principais sites do automobilismo internacional depois de ter alcançado o terceiro lugar no prólogo da categoria T2 da terceira jornada da Taça do Mundo de Todo-o-Terreno, a decorrer de 4 a 11 deste mês, em Abu Dhabi Desert Challenge.

Apesar da primeira vez a correr aos comandos do Nissan Patrol, a dupla Rómulo Branco/João Serôdio apareceu na prova sem qualquer inibição, tal como sucedeu na jornada anterior, disputada no início do mês de Março, na Baja da Itália, onde obtiveram o segundo lugar da classe T2.

Rómulo Branco e João Serôdio fizeram um arranque em grande estilo, tendo-se superiorizado diante dos demais adversários, com excepção do piloto ucraniano Vadym Nestrchuk, ao volante de um Toyota, e do corredor de Emiratos Árabes Unidos, Yahya Alhelei, aos comandos de um Nissan, que ficaram nas duas primeiras posições.

Apoiado pela Sonangol, Rómulo Branco está a corresponder à aposta da multinacional angolana de divulgar a sua marca nos circuito internacionais, depois de na época’2013 ter obtido classificações dignas de realce, não obstante tratar-se da primeira vez a competir na referida competição ao lado dos maiores pilotos de todo-o-terreno.

O piloto mostrou-se optimista quanto ao resultado da prova realizada ontem. Rómulo frisou que se sentiu muito à vontade no prólogo, que tinha uma distância curta, e o carro com que actuou pela primeira vez permitiu efectuar as manobras sem grandes dificuldades, o que se reflectiu no terceiro lugar obtido.

“Estamos confiantes em melhorar o tempo nas especiais que vamos disputar a partir de hoje (ontem), porque este Nissan apresenta um rendimento, em termos mecânicos, que nos permite correr descansados. Contudo, o terreno é novo para nós e vamos procurar fazer o melhor”, disse Rómulo Branco.

MOTOCICLISMO
Estreia do GP 600cc
agrada a Sandro Carvalho


O piloto angolano, Sandro Carvalho, mostrou-se satisfeito com a estreia da categoria de GP 600cc do Campeonato Nacional de Velocidades, cujo arranque teve lugar nos dias 30 e 31 do passado mês de Março, no Namibe, na qual ficaram nas primeiras posições Jerson Inácio, Airton Velosa e Khaled Al Hakim.

Para o piloto, que em 2010 conquistou o título do Campeonato Português de Velocidade, categoria Promoto 1000, e representou Angola no Campeonato Sul-Africano de Supersport/Superbike no Unlimited/Superbike, a nova categoria vai facilitar a ascensão do maior número de pilotos à alta competição.

Depois de pôr termo à sua carreira desportiva por razões profissionais, Sandro Carvalho foi indigitado pela Federação Angolana dos Desportos Motorizados para desempenhar funções na direcção técnica de motociclismo, na qual procura passar a sua experiência aos novos valores, no âmbito da massificação .

O ex-piloto da Semba by Anassis e da Benimoto disse, em declarações ao Jornal dos Desportos, que o facto das motorizadas GP 600cc correrem tal como foram fabricadas, sem modificações, faz com que os pilotos se apliquem cada vez mais, uma vez que os resultados são em função da técnica, em detrimento das afinações e alterações mecânicas.

“Fiquei muito satisfeito com a primeira jornada, pois tudo espelha que os nossos pilotos têm potencialidades para chegar à alta competição, mas tudo vai depender do trabalho e disciplina que cada um tiver. As bases estão lançadas e vamos procurar fazer o melhor”, disse.       HÉLDER JEREMIAS