Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Rosberg larga na pole Position

28 de Agosto, 2016

Rosberg completou a sua melhor volta e obteve a 28º pole-position da sua carreira

Fotografia: AFP

O alemão Nico Rosberg confirmou o favoritismo da Mercedes e fez a pole-position para o Grande Prémio da Bélgica no treino de classificação realizado ontem no circuito de Spa-Francorchamps.

Rosberg completou a sua melhor volta com 1min46s744 para obter a 28º pole-position da sua carreira. A segunda posição ficou com o holandês Max Verstappen (Red Bull), sensação da temporada, apenas 149 milésimos atrás do primeiro colocado (1min46s893).
As duas Ferraris largam na segunda fila. O finlandês Kimi Raikkonen venceu o duelo interno com o seu companheiro de equipa, o alemão Sebastian Vettel, e parte da terceira posição, deixando o tetracampeão mundial com o quarto lugar.

Em quinto, vem o australiano Daniel Ricciardo (Red Bull), seguido dos dois carros da Force India, o mexicano Sergio Pérez, em sexto, e o alemão Nico Hülkenberg, na sétima colocação. A oitava posição ficou com o finlandês Valtteri Bottas (Williams), acompanhado de perto pelo britânico Jenson Button (McLaren), no nono lugar do grid para o Grande Prêmio da Bélgica.

Já Felipe Massa (Williams) vai largar apenas na décima colocação. Depois de ficar com a primeira posição no Q2, o brasileiro errou na tentativa de volta rápida no Q3 e fechará a quinta fila. O líder do Mundial de Fórmula 1, o britânico Lewis Hamilton, foi punido por trocar várias peças do motor de seu carro e sairá na última posição do grid de largada. Outro que punido pelo mesmo motivo é o espanhol Fernando Alonso (McLaren), que largará em 21º.

Depois da conclusão do treino, a direcção de prova decidiu punir o mexicano Esteban Gutiérrez (Haas) com a perda de cinco posições por causa de um incidente durante a sessão. O piloto atrapalhou a volta rápida do alemão Pascal Wehrlein (Manor), o que obrigou o adversário a passar fora da pista para evitar uma colisão entre eles.

Dessa forma, Gutiérrez caiu da 13ª para a 18ª posição do grid, o que beneficiou o brasileiro Felipe Nasr (Sauber), que agora largará em Spa-Francorchamps no 16º lugar. Confira o grid de largada para o Grande Prémio da Bélgica:

Alonso perde 35 posições
 no grid de largada

Após não completar nenhuma volta no primeiro treino livre de sexta-feira, o espanhol Fernando Alonso vai perder 35 posições no grid de largada do Grande Prémio da Bélgica, realizado neste domingo às 9h (de Brasília). Com a punição, Alonso vai largar na última colocação na prova.

O bicampeão olímpico não conseguiu ir às pistas do circuito de Spa-Francorchamps por um vazamento no sistema de recuperação de energia de seu motor. Com a falha, a McLaren optou por trocar toda a unidade de potência do carro, ultrapassando o limite dentro das regras da Fórmula 1 para a temporada.

Todos os pilotos têm direito a seis trocas de unidades de força de seus motores e Alonso já estava no seu limite. Dez posições no grid serão perdidas por ultrapassar o limite da sexta unidade, o restante da punição se dá em cinco posições para cada elemento novo.