Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Rossi tem aposentação segura

14 de Março, 2016

Piloto italiano também prefere a rali Dakar

Fotografia: AFP

A aposentação de Valentino Rossi já tem caminho seguro. O piloto veterano da MotoGP vai terminar o contrato com a Yamaha no final da presente época e planeia tomar a decisão final após a primeira metade. O plano de aposentação coloca o italiano na disputa das 24Horas de Le Mans ou Rali Dakar.Entre a decisão final e o arranque do Mundial da época'2016, Valentino Rossi está a pregoar que vai renovar o contrato com a equipa de Iwata pela última vez até 2018.

A continuidade na competição resulta de um desejo antigo: atingir os 39 anos de idade em cima de uma Yamaha da classe rainha do motociclismo mundial.Depois de 2018, o piloto italiano disse, em entrevista ao jornal "La Gazzetta dello Sport" que pode aventurar-se noutros segmentos."Vou participar das primeiras cinco ou seis corridas, mas estou bem convencido de que vou passar os próximos anos com a Yamaha.Aí vai ser o bastante, já que estou a ficar com cabelo branco”, comentou.

Valentino Rossi sugeriu que "aos 39 anos de idade poderia participar de algumas corridas de carro, como as 24 Horas de Le Mans ou o Rali Dakar".Questionado se pensava em formar uma equipa para disputar a MotoGP, Valentino afirmou que prefere ajudar no desenvolvimento de jovens talentos."Não estou realmente interessado nisso. As coisas seriam mais divertidas na Moto2 ou Moto3. Gostaria de ajudar os jovens a desenvolverem-se", concluiu.

PNEUS
Michelin anuncia
esquema de cores

A Michelin apresentou o esquema de cores dos pneus da época'2016 da MotoGP. A fábrica francesa volta ao Mundial nesta época para assumir a posição da Bridgestone como fornecedora única dos compostos da categoria.Em comparação com o que foi usado pela rival japonesa no ano passado, a Michelin optou por tons mais discretos e usa um layout mais parecido com o que é utilizado pela Dunlop na Moto2 e na Moto3.

O pneu slick duro vai receber uma listra amarela, enquanto o médio não vai ter marcação alguma. No caso do composto macio, uma faixa branca vai ser utilizada como indicativo.O pneu intermediário recebeu a cor cinza, ao passo que o composto de chuva duro vai vir ao natural, com a borracha macia a receber uma marca azul.

A chegada da Michelin é uma das duas grandes mudanças da época'2016 da MotoGP. Além dos novos calçados, os pilotos também passam a usar uma ECU unificada, fornecida pela Magneti Marelli.Entre 1976 e 2006, a Michelin conquistou 26 títulos na classe rainha do Mundial de Motociclismo, mas deixou o desporto em 2008, quando a Bridgestone assumiu o posto de fornecedora única.A primeira prova da época, o GP de Qatar, está marcado para o dia 20 de Março, em Losail.

DUCATI REMARCA
TESTE COM STONER

A Ducati alterou o seu programa de testes após interpretar incorrectamente o regulamento do Mundial de Motociclismo. A fábrica de Bolonha pretendia testar com Casey Stoner em Losail nesta semana, mas os exercícios em pistas oficiais não podem ser realizados num intervalo de 14 dias antes do Grande Prémio.

Por conta do erro, a Ducati precisou mudar os seus planos, mas não tardou a reagendar o teste com Stoner. Pelas redes sociais, a marca de Bolonha anunciou que o bicampeão da MotoGP vai testar a Desmosedici em Losail nos dias 21 e 22 de Março.Inicialmente, o australiano testaria entre 5 e 7 de Março, mas o Grande Prémio do Qatar, prova de abertura da época, está marcado para 20 de Março.Aposentado desde o fim da época'2012, Stoner actuou como piloto de testes da Honda, mas encerrou a sua ligação com a fábrica japonesa no fim do ano passado e voltou à Ducati também como embaixador da marca.