Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Roubado ringue de Ali e Foreman

31 de Outubro, 2014

"Não sabemos onde acabou, mas já não está em Kinshasa. Procuramos os tribunais", indicou Barthelemy Bosongo, administrador e gerente principal do Estádio Tata Raphael desde 2013.

Um alto responsável desportivo da República Democrática do Congo acredita que o ringue se encontra actualmente na África do Sul.

O lendário "Rumble in the Jungle", o duelo entre Ali e Foreman, aconteceu há 40 anos, em 30 de Outubro de 1974, quando a República Democrática do Congo ainda se chamava Zaire. Ali ganhou por KO, e o combate permaneceu na memória dos fãs como o mais célebre da história do boxe.

"Não restou nada daquele combate, além dos balneários onde os pugilistas se prepararam", diz Bosongo.

O gestor principal do Estádio Tata Raphael assegurou que gostava de ver o local transformado em "lugar histórico, onde se pudessem ver recordações, fotos, mas não há nada para se lembrar  aquele combate".

Na época, o recinto chamava-se Estádio 20 de Maio, em referência ao 20 de Maio de 1967, data de criação do partido único de Mobutu Sese Seko.

Depois, o local foi rebaptizado de Tata Raphael, sobrenome do religioso belga Raphael de la Kethulle de Ryhove, que tinha determinado a sua construção em 1948. As instalações estão hoje em mau estado. Há inclusive infiltrações, que danificaram a pintura dos balneários.