Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Rssia disponvel para organizar a prova

17 de Março, 2020

Fotografia: AFP

Com tanta indefinição em relação às provas da UEFA, a Rússia está disponível para organizar na totalidade o Campeonato da Europa de 2020, uma prova que agendada para ser disputada em várias cidades europeias.
A intenção foi manifestada pelo ministro do desporto, turismo, comunicação e cultura, Dmitry Chernyshenko, pedindo à UEFA que aceite esta posição para tentar salvar a competição.
«Nós podemos alargar o nosso programa de jogos e recebermos mais jogos. Cabe agora à UEFA analisar e propor-nos isso. A Rússia está sempre pronta para dar uma ajuda e oferecer os seus serviços, mas temos de entender que têm de haver certos limites devido à propagação do coronavírus», disse.
A UEFA vai reunir esta próxima terça-feira, por videoconferência, para decidir o que fazer com as várias provas europeias, incluindo o Europeu. A prova está agendada para começar a 12 de Junho e dura exactamente um mês.
Por outro lado, o Presidente da Federação Suíça de Futebol, Dominique Blanc, de 70 anos, acusou positivo, no teste de covid-19, realizado ontem, domingo.
O dirigente que queixou-se de dor de garganta e tosse leve, diz sentir-se \"bem neste momento\". \"Agora, só tenho os sintomas de uma gripe leve\", referiu.
A federação helvética revelou que encerrou a sua sede, informando que os funcionários que recentemente tiveram contacto pessoal com Blanc receberam aconselhamento médico.
A 3 de Março, Blanc esteve na reunião anual da UEFA, na qual levantou a questão quanto às consequências da suspensão dos campeonatos nacionais. \"Estamos numa situação que pode abalar, para alguns de nós, o nosso futebol profissional até às suas fundações\", referira, em Amesterdão, um dia após a Suíça ter sido um dos primeiros países a suspender o seu campeonato de futebol.
Na terça-feira, a UEFA vai reunir, por videoconferência, os presidentes das federações de futebol da Europa, para debater a situação actual, que afecta campeonatos nacionais e provas europeias.