Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Rússia perde medalha de Londres 2012

03 de Fevereiro, 2017

Antonina Krivoshapka foi desclassificada dos Jogos de Londres 2012 após a reanálise das suas amostras darem positivo para o esteroide turinabol

Fotografia: AFP

A Rússia irá perder mais um triunfo olímpico por causa de doping. Antonina Krivoshapka foi desclassificada dos Jogos de Londres 2012 após a reanálise das suas amostras darem positivo para o esteroide turinabol e, com isso, toda a equipa russa que foi prata no revezamento 4x400m vai precisar devolver a sua medalha.

Além da medalha de prata no revezamento, Krivoshapka também havia terminado na sexta posição da final individual dos 400 metros. Com a desclassificação do conjunto russo, a Jamaica deve ficar com a prata e a Ucrânia, quarta colocada, herdará o bronze.

Outros dois atletas foram desclassificados pelo uso da mesma substância. A também russa Vera Ganeeva, que ficou na 23ª colocação do lançamento de disco, e o boxeador turco Adem Kilicci, quinto colocado no peso-médio (até 75 kg).

As reanálises de amostras não estão a poupar ninguém. Recentemente, o multicampeão das pistas Usain Bolt perdeu um de seus nove ouros conquistados após Nesta Carter, um dos seus companheiros no revezamento 4x100m dos Jogos de Pequim 2008, cair no antidoping.