Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Rben Leal estreia na Seleco Nacional

lvaro Alexandre - 13 de Julho, 2016

Rben Leal estreia na Seleco Nacional

Fotografia: Jornal dos Desportos

O pescador do Team Náutico, Rúben Leal, é a grande novidade da convocatória da Selecção Nacional Sénior Masculina, que participa em defesa do título mundial, agendado para o período de 5 e 11 de Novembro, na cidade mexicana de Acapulco. As performances do atleta de 18 anos de idade, no campeonato nacional de pesca desportiva, convenceram o seleccionador nacional, Rogério Matos.

Em declarações ao Jornal dos Desportos, Rogério Matos que é bicampeão mundial de pesca desportiva, explicou as razões da escolha do mais jovem do grupo."É um jovem com muita pujança. Na época finda, sagrou-se campeão nacional pelo Team Náutico e obtém o título de campeão mundial dos veleiros da presente época. Acredito que pode ser  mais-valia e permitir-nos conquistar o quarto título mundial", disse.

Rogério Matos acumula uma longa experiência. Sagrou-se campeão mundial de 2014 no Brasil e 2015 em Angola. É o comandante do Team Náutico, equipa que domina nos últimos anos a competição doméstica. Tem uma estratégia de capturas diferentes das demais equipas. Para coroar a liderança, seleccionou também António Garrocho, vice -campeão com os Dragões, e Airton Moreira, do Monster Fishing Team. O primeiro voltou a merecer a confiança, depois de abdicar da oportunidade de estrear-se no Mundial de 2015, no Lobito. Garrocho alegou na altura questões familiares.

Da lista de campeões mundiais, estão de fora por opção técnica, Kevin Jongschap e José Manuel, ambos do Tudo Fish; Nuno Abohbot, dos Birrentos e Rafael Brigham, do Team Release.Para "operação Acapulco", para além de Rúben Leal, António Garrocho e Airton Moreira, o seleccionador nacional Rogério Matos confia a missão a Carlos Louro, do Team Release; Luís van Dunen, do Tudo Fish; Marco Queiróz, do Team Calulo;  Júlio Rocha e João Tavira, ambos do Team Náutico.

A preparação da selecção nacional tem início em Setembro, tão logo receba o relatório do estudo sobre o comportamento das águas do mar de Acapulco e dos seus exemplares.O campeonato do mundo vai ser disputado por Angola, África do Sul, Senegal, Egipto, Tunísia, Alemanha, França, Espanha, Itália, Suíça, Portugal, Áustria, Brasil, México, Costa Rica, Porto Rico e Estados Unidos da América.