Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Rui Ferreira almeja vitória no GP Huambo

H?lder Jeremias - 14 de Setembro, 2017

Equilíbrio vai marcar a corrida no planalto central

Fotografia: Paulo Mulaza | Edições Novembro

As oficinas do Team RF Racing registam intensas movimentações em torno da quinta jornada do Campeonato Angolano de Velocidades 2017, marcada para domingo próximo na cidade do Huambo, no âmbito das festividades alusivas ao dia do Herói Nacional. Os mecânicos projectam a presença de Rui Ferreira na categoria de Turismo 2000cc.

Depois da vitória retumbante no Grande Prémio 200 km Huila, Rui Ferreira faz a preparação com esmero no sentido de fazer uma exibição brilhante na pista que percorre as principais artérias da cidade do Huambo. Uma vitória vai atribuir-lhe o título de campeão antecipado.Com 71 pontos na conta pessoal, Rui Ferreira espera travar um despique de grandes proporções com Luís Fernandes, Ramiro Barreira e Bruno Martins a três provas do final da competição.

O piloto do Team RF Racing estreou-se com vitória no circuito de Namibe. Bateu na concorrência o piloto do Team Pumangol, Luís Fernandes. O representante do Team Maboque-R Racing, Ramiro Barreira, havia sido desqualificado. Nas duas provas subsequentes, Rui Ferreira perdeu para o perseguidor directo em Luanda e na cidade do Huambo.

A vitória de Rui Ferreira nos 200 km da Huíla ainda não está digerida pelos adversários. O vencedor ainda tem na memória a rapidez do adversário directo na terceira jornada do CAV realizado a 27 de Julho no Huambo. Para precaverem-se das anomalias, os técnicos do Team RF Racing deixam a cidade de Luanda nas primeiras horas de amanhã.

As inscrições decorrem junto da Associação Provincial dos Desportos Motorizados e a Federação Angolana da modalidade confirmou as presenças de Manuel Esteves, José Costa, Carlos Mendonça, Jorge Portugal e Mário Fontes. As equipas de Luanda, Huila, Benguela e Namibe estão notificadas.Para que as distintas categorias não sofram alterações na derradeira fase do calendário de actividades, a FADM está a envidar os esforços para que se ajustem com os programas das equipas, segundo o secretário-geral da FADM, Isaque Rodrigues "Zazá".

CAV
Huila domina
Turismo 1600


Carlos Fernandes (Fernandes Racing) e Ruben Oliveira (Pumangol Racing) deixam amanhã a cidade do Lubango com destino à vizinha cidade do Huambo, movidos pelo desejo de arrebatarem o troféu da quinta prova do Campeonato Angolano de Velocidades, na categoria Turismo 1600, marcada para domingo.

Separados por apenas nove pontos na tabela classificativa (161-170), as duas "feras" do automobilismo das terras altas da Chela buscam a consagração do título da época 2017. Desde o início da época, o equilíbrio patenteia as suas performances.

A vantagem de Carlos Fernandes começou na primeira jornada na cidade de Moçâmedes. O adversário directo, Ruben Oliveira, viu-se confrontado com problemas técnicos na primeira manga. O resultado saldou em 45-20 a favor do primeiro.Com um empate na segunda jornada (45-45) e duas vitórias à tangente nas duas provas seguintes a favor de Ruben Oliveira (50-40 e 45-41), o desfecho da prova de domingo é de prognóstico difícil. Ambas equipas procuram rentabilizar ao máximo o tempo que antecede a competição. 

O certame conta ainda com a presença de Edson Martins. O piloto do Team Welwitchia Racing, residente na província do Namibe, apresenta boa qualidade técnica que lhe confere o epíteto de uma das grandes referências da classe. Um senão é a pontuação: os 69 na classificação geral retira-lhe as hipóteses de lutar pelo título.A província da Huila faz-se representar ainda com Edilson Ribeiro, Alexandre Deysel e Carlos Ferreira, concorrentes que não conseguiram pontuar até à presente data.