Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Rui Moreira pode ser baixa no GP Zé Du

Helder Jeremias - 19 de Agosto, 2016

Os pilotos vão voltar às pistas para a disputa de mais um torneio de gabarito

Fotografia: Santos Pedro

O piloto do Team Kawashi da Lunda Sul, Rui Moreira "Pituca" está em risco de ficar de fora na disputa da sétima jornada do Campeonato Provincial de Motocross de Luanda, denominado Grande Prémio Zé Du, que o circuito internacional Jorge Varela vai acolher dia 27 do presente no âmbito das festividades alusivas ao 74ªº aniversário do Presidente da República, José Eduardo dos Santos.

A informação foi avançada ao Jornal dos Desportos pelo director do Team Kawashi da Lunda Sul, Carlos Moreira, dando conta de que o piloto em alusão está sob cuidados médicos, de pois de ter contraído paludismo, de modo que não existem garantias para que, dentro de pouco mais de uma semana, possa estar recuperado do ponto de vista físico para suportar a potência da sua KTM 250cc.

A fazer uma época regular, o piloto forjado na Escola de Motocross de Viana, tem vindo a ocupar o seu lugar ao sol, mercê da qualidade técnica e esmero na preparação física, estando a ocupar a sétima posição, com favoráveis indicadores para a ascensão ao nível da tabela classificativa na etapa derradeira da competição, mas o enfermidade que o apoquenta representa um empecilho  sobre os seus intentos.

Rui Moreira "Pituca" reconhece o potencial dos seus mais directos adversários, Etelvino Sebastião, do Team Teimosos; Garcia Silva, Team Cazenga;  Ricardo Jorge, Team Orbel, entre outros nomes que despontam nas lides do motocross, mas continuam imbuído na crença de terminar a época 2016 entre os cinco melhores, de forma a se dotar de argumento técnicos e físicos para projectar resultados mais alargados em 2017.

Apesar de não poder fazer parte da prova em homenagem ao Chefe de Estado, Rui Moreira "Pituca" está satisfeito pelo facto do seu colega de equipa,  Yane Oliveira "Busha" estar de volta as competições, após três longos meses a recuperar de uma fractura ao pulso esquerdo, contraída no início da época.

Para Rui Moreira, e célere recuperação de Busha permite que ambos possam sentir-se melhor conforto na fase final da competição, apesar da luta pelo título estar fora de cogitação por razões óbvias. No entanto, assegura Rui Moreira, vamos continuar a trabalhar em nome da dignidade da equipa, o que quer dizer que "entraremos para cada prova em busca de vitória.

Por seu turno, o director da Kawashi da Lunda Sul, aproveitou para agradecer o esforço dos pilotos sob sua alçada, numa tendo reiterado a sua confiança quanto ao breve regresso às pistas de Rui Moreira "Pituca" e a perspectiva de bons resultados por parte de Yane Oliveira "Busha" na disputa do Grande Prémio Zé Du, depois de tempo que permaneceu fora da competição.

"Estes dois jovens estão a ser preparados com todo o cuidado para que, nos próximos tempos venha fazer parte do núcleo duro de corredores ao nível dos 250cc. O Yane Oliveira deu provas do seu potencial enquanto esteve nos 150cc, mas precisa de tempo de adaptação para alcançar os níveis almejados", justificou Carlso Moreira.