Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Samalinha rosto da Hula

12 de Janeiro, 2017

Maria Samalinha ( direita) a esperana do Lubango na conquista de trofus em disputa

Fotografia: Nuno Flash

No ano de estreia da nova presidente da Federação Angolana de Ténis de Mesa, a Huila vai desfilar na XXVII edição do Campeonato Nacional das categorias de cadetes, juniores e seniores, que decorrem de 18 a 22 do corrente, no Complexo Desportivo da Nossa Senhora do Monte, com Maria de Fátima Samalinha. A mascote do ténis feminino nacional é a maior esperança da medalha de ouro e do título nacional.

A aposta da Associação dos Desportos Individuais da Huíla em Maria de Fátima Samalinha centra-se na "frente cerrada" à competição feminina, segundo Juca Fernandes.

"A atleta do Clube Desportivo da Huíla está motivada para fazer as honras da casa. Maria Samalinha está bem preparada para derrubar as jogadoras de Luanda, mormente, Ruth Tavares e Isabel Albino, ambas da Escola de Ténis de Mesa, que vêm na máxima da sua força", disse.

Juca Fernandes disse que tinha "fortes razões" de acreditar no triunfo da Huíla na prova dos mais jovens. Os eleitos Agostinho Victorino e Culle Fernandes apresentam "performances excelentes" para alcançarem os títulos.

A província do Huila faz-se representar na competição com 30 atletas, em representação do Benfica de Lubango, Sporting do Lubango, Desportivo da Huila, Águias do Calumbilo, Clube Desportivo do Palanca e Clube Desportivo da Saúde.

Para contrariar a vontade dos huilanos, Luanda apresenta-se na prova nacional com o seu maior "arsenal" de sempre. O bicampeão nacional de seniores, Elizandro André, e Edvane Neto, ambos da Escola de Ténis de Mesa, são as principais cabeça-de-séries.

Para reforçar a lista de candidatos ao título, os Escorpiões da Boa Fé levam ao Lubango José Mayone, campeão nacional de júnior, e Carla Ferreira, campeã nacional de cadetes. Também se fazem presentes os campeões nacionais de Pares Mistos, mormente, Edvânio Neto e Ruth Tavares; Pares Masculinos Edvânio Neto e ELizandro André; campeã de cadetes masculino, Osvaldo Rocha; campeã júnior feminina, Isabel Albino; campeã sénior feminina, Ruth Tavares. A Escola de Ténis de Mesa de Luanda é a campeã nacional por equipa.

A organização tem preparado condições para acolher 85 jogadores das províncias de Luanda, Moxico, Cabinda, Huambo, Namibe e Huíla.