Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Sambilas e militares comandam provincial

Álvaro Alexandre - 07 de Outubro, 2013

Sambilas e militares comandam provincial

Fotografia: Jornal dos Desportos

O Progresso do Sambizanga e Selecção das Forças Armadas Angolanas (FAA) partilham o comando do Campeonato Provincial de Luanda por equipas, com quatro pontos cada.

Sambilas e militares assumiram o comando da prova ao derrotarem ontem, nas partidas referentes a segunda jornada do provincial de Luanda, o Núcleo do Cazenga (4-0) e da Escola Macovi do Golfe (4-0).

A EPAL venceu o 1º de Agosto sem convencer. Os pupilos do Mestre Internacional Armindo Ribeiro triunfaram por 2,5 – 1,5.

A aguardada partida entre os grandes do xadrez nacional não valeu a expectativa, uma vez que o 1º de Agosto desvalorizou o confronto e alinhou o plantel B, deixou de fora os Mestres Internacionais Adérito Pedro (principal referência do país), Amorim Agnelo e Erikson Soares.

O Grupo Desportivo da EPAL aproveitou -se da situação para fazer o contrário. Evitou a totalidade dos pontos e, por decisão própria dos dois xadrezistas da equipa base, optou pelo empate técnico.

Os empates alcançados nas partidas entre o Mestre Fide Catarino Domingos (EPAL) e o Candidatado a Mestre Sérgio Miguel e Mestre Fide Ediberto Domingos (EPAL) com o Candidato a Mestre Tito Agostinho (1º de Agosto).

Nas restantes partidas, o Mestre Fide Eduardo Pascoal (EPAL) despachou Carlos Fernandes (1º de Agosto) e Luciano Oliveira (EPAL) empatou com Vanderson Dias (1º de Agosto), campeão nacional de juniores.

A ronda testemunhou ainda os resultados entre o Núcleo de Xadrez do Sambizanga e o Núcleo de Viana (1-3), a Escola Macovi do Golfe e a Selecção das Forças Armadas Angolanas (0-4) e entre a Escola Macovi Popular e a Escola Macovi Feminino (1-3). O Núcleo da Vila Alice empatou (2-2) com o Polivalente Aldanuel do Palanca e o Núcleo do Cazenga perdeu (0-4) diante do Progresso do Sambizanga.

Após a conclusão da segunda jornada do Provincial encontram-se com quatro pontos o Progresso do Sambizanga e a Selecção das FAA, segue em terceiro lugar o Núcleo de Viana (3), em quarto a EPAL (2), em quinto  Polivalente Aldanuel do Palanca (2), em sexto o 1º de Agosto (2), em sétimo Macovi do Golfe (2), em oitavo o Núcleo do Cazenga (1), em nono a Escola de mestres João Francisco (1) e em décimo o Núcleo da Vila Alice (1).

A terceira jornada do Campeonato Provincial de Xadrez por equipas disputa-se na próxima sexta-feira, na sede da Federação Angolana da modalidade e dos clubes anfitriões, com a partida entre o Polivalente Aldanuel do Palanca e o Grupo Desportivo da EPAL a centralizar todas as atenções.

O Progresso do Sambizanga defronta o Núcleo de Xadrez da Vila Alice, a Escola Macovi Feminino disputa os dois pontos com o Núcleo de Xadrez do Cazenga, a Selecção das Forças Armadas Angolanas mede forças com a Escola Macovi Popular, o Núcleo de Viana cruza com a Escola Macovi do Golfe e a Escola de Mestre João Francisco recebe o Núcleo de Xadrez do Sambizanga. Álvaro Alexandre