Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Sardinha aposta na revitalização

02 de Dezembro, 2014

O ex-ministro dos Desportos, Sardinha de Castro, mostrou-se convicto no êxito do programa de revitalização do sector, idealizado pelo Governo há três anos a fim de colmatar as dificuldades na educação física e do desporto escolar. Em entrevista a Angop sobre o projecto, o interlocutor foi peremptório ao afirmar que o projecto vai ser um sucesso para o crescimento e desenvolvimento do desporto no país.

Sardinha de Castro argumentou que as bases e os parâmetros do programa estão dentro de princípios gerais para o desenvolvimento de qualquer actividade, nomeadamente, infra-estruturas, investimentos e formação de recursos humanos. “Para se pôr em movimento aquilo que se pretende de facto para o desenvolvimento, crescimento e generalização da prática desportiva, estas são as balizas”, disse.

Sardinha de Castro considera que é um projecto com um valor acrescentado que tem à cabeça um dos responsáveis pelo “edifício” desportivo nacional, Rui Mingas. O também Administrador do Porto de Luanda referiu ser objectivo estratégico relançar o programa de desenvolvimento do desporto nacional, com base no desporto escolar.

Nesta perspectiva, foi criada em 2011, uma comissão, cuja actividade é exercida embora de forma “tímida”, a nível de todo o país, com a missão de avaliar a situação real da prática do desporto escolar (infra-estruturas, actividades desportivas e formação de pessoal) e propor medidas que correspondam às necessidades desportivas e sirvam de sustentáculo à prática do desporto associado.