Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Sassa e Cambembo perto do tira-teimas

Silva Cacuti - 10 de Fevereiro, 2017

Pugilistas efectuam hoje as pesagens oficiais para o combate de amanhã

Fotografia: Nuno Fash

Os pugilistas Alfredo Sassa e Francisco Cambembo sobem amanhã ao ringue para se defrontarem na gala inserida nos festejos do 23 de Janeiro, Dia Nacional do Desporto, conforme anunciou a Federação Angolana de Boxe (Faboxe). A Gala está marcada para as 15H00 no Complexo Turístico Paz Flor.

Cada um deles pensa ser melhor que o outro. As palavras desafiadoras subiram de tom, no dia da apresentação da gala. Vestidos em roupas formais, Sassa e Cambembo trocaram promessas de humilhação mútua e pintaram o ambiente com cores de hostilidade pouco comum entre pugilistas que não se conhecem em ringue.

Sassa, antigo campeão no boxe olímpico, efectua com Francisco Cambembo o seu quarto combate, em 12 meses. Exibiu arrogância. Bateu Florentino Pedro no primeiro combate, em Fevereiro de 2016, o qual ganhou por pontos. Na segunda luta, em Outubro de 2016,  venceu António Guia, por KO ao segundo round, em gala realizada na cidade do Lubango. Noutra gala, disputada em Novembro, na cidade de Ndalatando, bateu Lussala Nina, por KO.

Francisco Cambembo é estreante no boxe profissional, razão pela qual esteve mais comedido na sua abordagem ao combate. Ainda assim prometeu "arrumar" a carreira de Sassa.

Hoje, às 17h00, no palco da gala, os pugilistas voltam a encontrar-se, não já para a "pancada", mas para serem submetidos à pesagem. A pesagem é um procedimento obrigatório que deve ocorrer no dia anterior ao combate, para avaliar o peso dos contendores. Não são permitidos combates entre pugilistas cujas diferenças de peso excedam os limites mínimos ou máximos da categoria em referência.

A 23 de Janeiro celebra-se o Dia Nacional do Desporto, data institucionalizada pelo governo da República de Angola, em sinal de reconhecimento do inegável papel que o desporto assume na sociedade como factor de integração e desenvolvimento humano.

Foi nessa data que, no exercício dos seus poderes soberanos, o governo criou as primeiras comissões instaladoras que mais tarde dariam origem às primeiras Federações Desportivas Nacionais impulsionadoras da promoção e desenvolvimento do desporto.