Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Sauber quer mais pontuao na prxima poca

27 de Dezembro, 2015

Sauber est bem equipada para afastar a ameaa

Fotografia: AFP

Se recuperando de um 2014 desastroso na sua história, a Sauber conseguiu acumular 36 pontos neste ano, ficando à frente da Manor e McLaren.

Monisha Kaltenborn, directora da escuderia de Felipe Nasr, acredita que com a chegada dos motores Mercedes na Manor e estreia da Haas, tendo apoio técnico da Ferrari, não há garantias da manutenção da oitava posição no campeonato de construtores.

"Você nunca deve subestimar ninguém", disse ela. "Temos a Manor que vai contar com motores Mercedes e a chegada da Haas, que sabemos pela mídia que terá amplo apoio da Ferrari. Então será muito difícil marcar pontos.

No entanto, Kaltenborn acredita que a Sauber está bem equipada para afastar a ameaça das duas equipas, com o seu orçamento básico de 2016. Além disso o director técnico ex-Force India e Caterham, Mark Smith, se juntou à equipa no início do ano. "Mark tem muita experiência, principalmente se você estiver numa situação onde você tem as suas limitações e por isso ele é muito calmo, tem muito sangue frio", explicou Kaltenborn.

"Ele tem uma visão clara do que está a trazer no passo-a-passo. E se você tem a experiência de como lidar e liderar a equipa na parte técnica dentro dessas limitações, ele está indo no caminho certo. Ele tem apoio total da equipa que está a seu comando. Estamos certos de que iremos ver muito de sua influência no lado técnico, simplificando as coisas e nos tornando mais eficientes."

AMBIÇÃO
Indonésia promete pagar
para ter piloto na Fórmula 1


Se a Indonésia não tiver um piloto no grid da Fórmula 1 na próxima temporada, não será por falta de investimento: o governo do país ofereceu oficialmente 15 milhões de euros  para que a equipa Manor dê uma vaga ao piloto Rio Haryanto.

"Estamos felizes em confirmar que o Ministério da Juventude e do Desporto da República da Indonésia vai garantir o pagamento de 15 milhões de euros para que Rio Haryanto compita no campeonato mundial de 2016 com a equipa Manor", afirmou o ministro Imam Nahrawi num documento oficial, encaminhado ao dono da equipa inglesa.

Segundo o governante, o pagamento daria um regresso de "espaço de publicidade no carro e nas roupas dos pilotos, além de promover actividades promocionais da Indonésia e empresas associadas."

Haryanto já disputou quatro temporadas na GP2, categoria de acesso à Fórmula 1, e terminou o ano de 2015 em quarto lugar. O piloto tem experiência com o carro da F-1, tendo testado pela própria Manor no início do mês.