Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Sayovo mobiliza corredores

Silva Cacuti - 02 de Fevereiro, 2017

Homenagem a Jos Armando Sayovo

Fotografia: Jornal dos Desportos

Chegam hoje a Luanda os corredores de triciclos das províncias do Huambo e do Bié que vão participar na oitava meia-maratona Fuga para a Resistência, em Caxito, a 4 do corrente, no quadro da sua preparação para a Taça Sayovo, marcada para 11 de Fevereiro. No ano passado, a prova não se disputou por razões financeiras.

"Vêm para participar da corrida de Caxito e ficam em Luanda para a prova José Sayovo, que acontece no final de semana seguinte", confirmou António da Luz, secretário-geral do Comité Paralímpico Angolano.

Do Bié vêm três corredores, enquanto o número de participantes do Huambo não estava determinado até ontem.
"Definimos que cada província deve trazer quatro atletas, mas em relação ao Huambo, reservamos cerca de 12 lugares pelo facto de ser a província com maior volume de trabalho neste sector", explicou o responsável.

As inscrições para a corrida iniciaram a 28 de Janeiro e decorrem até 8 do corrente. Segundo uma fonte ligada ao processo, a adesão às inscrições não tem sido grande.

"As pessoas gostam de fazer as coisas à última hora, mas apelamos que venham inscrever-se o quanto antes", disse.
Além da corrida com triciclos, a Taça Sayovo, instituída pelo Ministério da Juventude e Desportos, inscreve corridas noutras provas de atletismo abertas para atletas federados, paralímpicos e populares.

A prova é uma homenagem ao multi-campeão mundial e paralímpico José Armando Sayovo e tem o tiro de largada no Largo Amizade Angola e Cuba, seguindo pela Marginal até ao Porto de Luanda. Depois, retorna pela mesma via em direcção à Ilha do Cabo até à Base Naval da Marinha de Guerra, onde vira à esquerda para a Rua Murtala Mohamed e termina no local da partida.