Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Sbado Xadrezstico com atletas olmpicos

17 de Setembro, 2016

Os quatro representantes nacionais nas Olimpadas Mundiais de Xadrez,

Fotografia: Jornal dos Desportos

Os quatro representantes nacionais nas Olimpíadas Mundiais de Xadrez, disputadas na primeira quinzena do mês em curso, na cidade de Baku, são as principais atracções da edição do "Sábado Xadrezístico" que se disputa hoje a partir das 10h00, no restaurante Fonte da Sede, localizado na rua 21 do bairro Benfica. A Associação dos Amigos do Xadrez Angolano é a instituição responsável pela organização do certame.

O xadrezista João Júlio, membro da comissão organizador da prova, garantiu que "temos todos pressupostos  que nos levem a acreditar na presença dos atletas que disputaram as Olimpíadas de Baku. Os principais tabuleiros vão ser ocupados pelos Mestres Internacionais Adérito Pedro, do 1º de Agosto, David Silva e Erikson Soares e Mestre Fide Cristiano Aguiar, todos do Progresso do Sambizanga", destacou. O membro da organização afirmou que o "Sábado Xadrezístico" é uma homenagem  à personalidade politica e social do poeta maior, Dr.António Agostinho Neto, primeiro Presidente da República de Angola. "Nós vamos declamar os poemas do Presidente Neto de uma forma diferente, dos homens da literatura poética. Faremos de forma clássica, a movimentar no tabuleiro os cavalos, bispos, torres, reis, rainhas e peões", poetizou.

João Júlio avançou que não há restrições de participação. "A prova é aberta e os xadrezistas que se acharem capacitados a enfrentar as "feras" do xadrez nacional”.