Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Sbastien Loeb entre favoritos

05 de Janeiro, 2019

Fotografia: DR

Como sempre, o Dakar pode ser uma caixinha de surpresas, o top 10 ser bem diferente do que se espera, porém, a verdade é que no que toca a vencedores, com mais ou menos dificuldades, o resultado final não foge aos oficiais.
Era preciso recuar a 1999 e 2000, para vermos um privado, Jean-Louis Schlesser bater as equipas oficiais,  embora, essa situação não seja nunca de descurar numa prova como a do Dakar, é quase impossível que seja assim. A não ser que se considere Sébastien Loeb, privado…
Independentemente de haver mais ou menos equipas oficiais, todos os grandes nomes querem ir ao Dakar,  este ano não é excepção. Por isso, nenhum fica de fora, embora, tenham existido muitas trocas.
A X-Raid chamou a si Carlos Sainz, Stéphane Peterhansel e Cyril Després, que vão pilotar os mais evoluídos MINI John Cooper Works Buggy, pelo que se mantêm neste tipo de carros, o mesmo sucede a Sébastien Loeb, que corre com um Peugeot 3008 DKR da PH Sport.
De qualquer forma, o buggy da X-Raid é ainda uma incógnita, em termos de prestação. De modo, a assegurar ter um piloto de ponta nos 4X4, caso o terreno seja mais adequado à esse tipo de carros, Nani Roma corre num dos MINI John Coo-per Works Rally 4X4.
Quanto à Toyota, para além das mais evoluídas Toyota Hilux, vai ter no seu plantel Giniel de Villiers, Nasser Al-Attiyah e o holandês Bernhard ten Brinke. Quem porfia sempre alcança e em cada edição, a Toyota surge mais forte. A ver vamos se é desta!
É certo, que o triunfo vai jogar-se entre os Mini e a Toyota, com Loeb à espreita, há um bom conjunto de outsiders que podem conseguir boas classificações, embora, um triunfo seja uma lança no deserto… peruano.
Robby Gordon está de regresso, deixou o imponente Hummer e vai alinhar com uma versão modificada do UTV Textron XX. Para além dos três buggy, a X-Raid vai ter ainda mais quatro Mini All4 Racing 4X4, entre os privados existem mais alguns bons carros, como por exemplo, a mais evoluída Ford Ford F-150 Raptor 4×4 de Martin Prokop. Vladimir Vasilyev com a sua Toyota Hilux é também um piloto a ter em conta.