Jornal dos Desportos

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Sebastien Loeb mais rápido

23 de Janeiro, 2015

Sebastien Ogier parte favorito para o Mundial de rali deste ano e espera conquistar mais um título na competição

Fotografia: AFP

O piloto francês Sébastien Loeb, ao volante de um Citroen, fez esta quarta-feira o tempo mais rápido no "shakedown" do Rali de Monte Carlo, que arranca no dia 28, batendo o compatriota Sébastien Ogier (Volkswagen), actual campeão do mundo e principal favorito na prova monegasca, por um segundo.

Apesar de retirado dos ralis há cerca de um ano e meio, Loeb, convidado "especial" da edição de 2015 do Rali de Monte Carlo e nove vezes vencedor do campeonato mundial (entre 2004 e 2012), foi o piloto mais rápido no derradeiro ensaio para a prova monegasca, que já venceu em sete ocasiões.

Com o tempo de 2.21 minutos, o francês bateu o britânico Kris Meeke (Citroen) por quatro milésimos de segundo, enquanto o também francês Sebastian Ogier (Volkswagen), actual campeão do mundo, foi o terceiro mais rápido, a 1,1 segundos de Loeb.

OGIER
Sébastien Ogier (Volkswagen)  vai tentar alcançar um terceiro título consecutivo de campeão do mundo de ralis e, no arranque da época, a dúvida reside em saber quem pode travar o piloto francês.

O Rali de Monte Carlo, como habitualmente ponto de partida da temporada, é a primeira ocasião para testar o favoritismo de Ogier e ‘tomar o pulso’ aos principais adversários, embora o evento no principado tenha um ‘convidado’ especial: Sébastien Loeb.

Retirado há 14 meses como piloto WRC a tempo inteiro, o francês de 40 anos, nove vezes campeão do mundo (2004 a 2012), vai comandar um dos Citroen DS3 no Mónaco e promete ser uma atracção especial neste reencontro pontual com o seu antigo companheiro de equipa, num palco onde obteve sete das suas 78 vitórias.

A preocupação de Ogier deve centrar-se nos rivais que o vão acompanhar ao longo do Mundial, nomeadamente Jari Matti-Latvala, seu colega de equipa, que em 2014 foi o seu principal adversário. Excluindo o Rali da Alemanha, em que nenhum pontuou, dividiram os triunfos nas restantes provas: oito para o gaulês e quatro para o finlandês.

Na ausência do finlandês Mikko Hirvonen, que se retirou com um quarto posto no Mundial ao serviço da Ford, a Citroen, com o norueguês Mads Ostberg (5.º em 2014) e o norte-irlandês Kris Meeke, tenta afirmar-se como principal adversária da Volkswagen.

Com as mesmas 13 provas do ano passado, oito das quais em terra, o Mundial de 2015 apresenta algumas alterações ao regulamento, nomeadamente em relação à ordem de partida. Em cada prova, nas etapas de sexta-feira e sábado, os pilotos vão para a estrada pela ordem da classificação do campeonato, enquanto no último dia prevalece a ordem inversa à classificação do rali.