Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Sebastien Ogier mantm liderana

17 de Novembro, 2014

O atraso de Latvala, que partiu para a etapa a apenas seis segundos dos de Ogier, hipoteca as hipteses da Volkswagen superar o recorde de dobradinhas na mesma poca.

Fotografia: AFP

O francês Sebastien Ogier (Volkswagen) já assegurou o título do Mundial 2014, manteve sábado último a liderança do Rali do Reino Unido, após a segunda etapa, com uma vantagem de 58 segundos sobre o finlandês Mikko Hirvonen (Ford). Fora da luta pela vitória na 13ª e última prova da temporada ficou o finlandês Jari Matti Latvala, que sofreu um acidente, na primeira especial do dia, que o deixou na oitava posição, a 3.38,1 minutos do líder e companheiro de equipa. O atraso de Latvala, que partiu para a etapa a apenas seis segundos dos de Ogier, “hipoteca” as hipóteses da Volkswagen superar o recorde de “dobradinhas” na mesma época.

A marca alemã conseguiu esta temporada colocar dois pilotos no pódio, em oito provas, tal como a marca francesa Peugeot conseguiu fazer em 2002. Na terceira posição do rali do Reino Unido segue o britânico Kris Meeke (Citroen), com uma desvantagem de 1.01,05 minutos em relação a Ogier. “Não foi um dia fácil. O traçado estava muito escorregadio e estou contente que a etapa tenha acabado”. No WRC2 (segunda categoria do Mundial de ralis), o português Bernardo Sousa (Ford Fiesta RRC) foi travado por um problema na caixa de velocidades no último troço do dia, que o deixou sem quaisquer hipóteses de lutar pelos lugares de frente. Bernardo Sousa saiu para a segunda etapa no segundo lugar da geral, a 39,5 segundos do mais rápido naquela classe, o finlandês Jari Ketomaa (Ford Fiesta R5).

“Tivemos problemas na caixa, ficámos atascados e já não conseguimos prosseguir em prova.O dia até estava a ser bom, sempre a controlar o segundo lugar, mas o azar bateu-nos à porta”, disse o piloto português citado pela sua assessoria de imprensa. À partida, para o rali do Reino Unido, Bernardo Sousa - que ainda pode disputar algumas especiais domingo - seguia no oitavo lugar do campeonato de pilotos WRC2. O rali do Reino Unido, que se disputa no País de Gales, terminou ontem com seis especiais, com uma distância total de 46,12 quilómetros.