Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Sebastien Vettel vence na Bélgica e dispara na liderança

26 de Agosto, 2013

Sebastian Vettel está bem encaminhado para o quarto título do mundial já que tem uma diferença de duas vitórias face ao segundo classificado Fernando Alonso

Fotografia: AFP

O piloto alemão Sebastian Vettel (tricampeão mundial) venceu ontem o Grande Prémio da Bélgica, 11ª prova da época, ao superar o espanhol Fernando Alonso (Ferrari, 2º) e o britânico Lewis Hamilton (Mercedes, 3º), que completaram o pódio. Mesmo a partir em segundo lugar, Vettel ultrapassou Hamilton, primeiro na grelha de partida,  logo na primeira volta. Abriu logo uma vantagem confortável e terminou a corrida com mais de 17 segundos de vantagem sobre Alonso. Esta foi a quinta vitória do alemão nesta época.

Alonso também fez uma óptima corrida. O espanhol saiu do grelha apenas em nono, mas pulou logo para o quinto lugar na partida e ganhou posições pouco a pouco até chegar ao segundo lugar. A maior decepção do dia foi o abandono do finlandês Kimi Raikkonen, que teve de parar na 27ª volta devido a um elevado aquecimento dos travões quando tentava ultrapassar Massa. O “homem de gelo” interrompeu assim uma incrível série de 27 corridas seguidas com pontuação. O circuito Spa-Francochamps ficou marcado por grandes reviravoltas e o final de semana de grande inconstância climática.

Com este resultado, Vettel fica ainda mais confortável rumo ao quarto título consecutivo. Está agora com 197 pontos, enquanto Alonso reassume a segunda posição da classificação mundial, deixando para trás Kimi Raikkonen, que não concluiu a prova na Bélgica. A diferença do tricampeão mundial para o espanhol é de 46 pontos – ou duas vitórias, já que o sistema de pontuação dá 25 pontos ao vencedor e 18 ao vice-campeão. Ao contrário do que ocorreu nos treinos, quando a chuva alterou totalmente a programação das equipas, a pista de Spa-Francochamps permaneceu seca durante as 44 voltas da prova de ontem.