Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Segunda volta elege hoje o presidente

Silva Cacuti - 25 de Setembro, 2016

Na votação de ontem os candidatos de hoje saíram empatados com 65 votos cada um e afastaram da corrida Manuela Oliveira

Fotografia: Domingos Cadência

Elias José ou Manuel de Almeida "Nelo Russo", um deles vai ser hoje eleito presidente do Atlético Sport Aviação (ASA), na segunda volta das eleições, marcada para as 11H00, no pavilhão anexo à sede do clube.

Na votação de ontem, os candidatos de hoje saíram empatados com 65 votos cada um e afastaram da corrida a senhora Manuela Oliveira, que concorreu com a lista B e obteve apenas 23 votos, houve um voto nulo.

A massa votante, constituída por 220 sócios é chamada a votar novamente hoje, embora estivesse manifestado vontade de repetir a votação já ontem.

"A votação não pode ser realizada hoje, porque é contra os regulamentos", avisou Pedro Maria, da Comissão Eleitoral que remarcou para hoje a segunda volta.

Está um processo concorrido. O clube aviador reuniu 220 sócios em condições de votar, e 153 participaram da votação. Em 2013, na eleição de Elias José, após "impeachment" sobre o mandato de Manuela Oliveira, tinham sido escrutinados 44 votos, dos quais o presidente cessante obteve 42 favoráveis e dois votos foram nulos.

Na contestada eleição de Manuela Oliveira, em 2012 participaram apenas 22 sócios e 19 votaram favoravelmente, enquanto outros três abstiveram-se.

Ao contrario da votação de ontem que era para eleger, na prática os eleitores do ASA vão afastar da concorrência o candidato que menos querem.

Manuela Oliveira e seus seguidores podem ser influentes no desfecho final do processo. São eles que vão fazer a diferença e indicar entre os empatados quem vai mandar no ASA. A nossa reportagem não conseguiu apurar de qualquer negociação entre os candidatos e a aspirante afastada.

Elias José, candidato cessante que beneficiou do "impeachment" pode ser o mais prejudicado, porque o elenco de Manuela tem razões de sobra para não lhe dar o "cadeirão". Com relação a Nelo Russo a foto, para a posteridade, que tirou ontem com Manuela, antes da divulgação dos resultados, pode indiciar menos animosidade e daí a direcção dos votos antes dados a Manuela.

Mas são os sócios que devem decidir. "Estamos confiantes, mantemos aquilo que temos no nosso programa e apelamos os sócios que venham.

Estamos tranquilos e sempre estivemos", disse Elias José. "Viremos aqui com a mesma disponibilidade de vencer, houve muitas pessoas que não compareceram e esperamos que amanhã apareçam para o bem deste processo", respondeu Nelo Russo.

Fundado a 1 de Abril de 1953, o Atlético Sport Aviação (ASA) congrega as modalidades de futebol, basquetebol (masculino) e andebol (feminino). Em termos de conquistas, o futebol venceu três títulos no Girabola, o basquetebol também tem três conquistas nacionais, enquanto o andebol tem uma vitória.