Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Seleco abdica do descanso para preparar Taa das Naes

Silva Cacuti - 06 de Março, 2013

Seleccionador nacional vai escolher os atletas para o mundial no final do estgio

Fotografia: Jornal dos Desportos

O seleccionador nacional de hóquei em patins, Orlando Graça, tem na forja um plano de preparação para a 65ª edição da Taça das Nações de Montreux, Suíça, que passa por um estágio em Portugal, cujo arranque está previsto para 11 do corrente. O treinador quer abdicar do descanso para os atletas que estiveram a competir no Torneio de Vendimia, na Argentina. Fontes próximas da Federação Angolana de Patinagem (FAP) disseram ao Jornal dos Desportos que, em Portugal, o grupo que esteve na Argentina, vai ser engrossado com a integração dos hoquistas Nery, Ery e Jovety, que evoluem naquele país.

Após o estágio, o treinador vai escolher 11 atletas que devem ser inscritos na prova, já que, ao contrário do torneio internacional de Vendimia, não podem ser utilizados mais do que 11 atletas. Em Mendoza apenas Paizinho, Rui Miguel, que esteve lesionado, e os guarda-redes Hugo e Mitó não foram utilizados. Montreux é dos mais importantes torneios internacionais da modalidade e disputa-se de dois em dois anos, organizado pelo Montreux HC.Este ano, joga-se de 27 a 31 do corrente.

Angola, quarta classificada da última edição, joga a primeira fase da prova inserida no grupo B, ao lado das congéneres da Suíça, Argentina e França.
No grupo A estão as selecções de Portugal, Brasil, Espanha e a equipa organizadora do torneio, o Montreux HC. A participação da selecção nacional no torneio está inserida no plano de preparação para a 41ª edição do Campeonato do Mundo, que o país acolhe de 20 a 28 de Setembro, nas cidades de Luanda e Namibe.

O conjunto nacional regressou ao país ontem, depois de ter conquistado, pela segunda vez consecutiva, o troféu do Torneio Internacional de Vendimia, na Argentina, onde o jogador angolano João Vieira Pinto, melhor marcador de sempre da equipa nacional, sagrou-se artilheiro da prova, com 12 golos.
A última etapa da preparação da equipa angolana para o Mundial de Angola é a participação na 12ª edição da Taça Zé Du, que se vai disputar na cidade de Malange, em Agosto.