Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Seleco acerta ltimos detalhes

Rosa Panzo - 12 de Novembro, 2018

Fotografia: Edies Novembro

A equipa técnica da Selecção Nacional de Vela da Classe Optimist , sob comando do seleccionador nacional, Moisés Camota, aproveitou a disputa do torneio da Dipanda, no último final de semana, para avaliar os atletas que projectam o Campeonato Africano, prova a decorrer de  25 de deste mês a 10 de Dezembro próximo, em Maputo, Moçambique.
\"Estamos na recta final dos trabalhos de preparação, por isso, aproveitamos o torneio para avaliar os atletas e tirar algumas ilações, para possíveis correcções nesta última semana de trabalhos\", disse.
O treinador referiu que, com base na avaliação feita durante a disputa do torneio da Dipanda, a equipa técnica estará em condições de fazer a limagem de arestas em todo  os erros constatados durante a competição.
\"Vamos  limar arestas, porque o trabalho todo foi feito em três meses de preparação. Nesta fase já não podemos acrescentar nada, resta-nos apenas corrigir alguns erros até a data da partida\" explicou.
Moisés Camota salientou, que a preparação decorreu sem problemas de maior, durante os três meses de preparação. Os seus pupilos compareciam todos em massa aos treinos e eram pontuais.
O técnico salientou que, dos dez atletas, apenas Fernando Sabalo e Armindo de Sousa são estreante em competições desta natureza. Quanto aos sete, que completam a lista, já têm participações em campeonatos africanos.
Alem dos estreantes, trabalham ao serviço da selecção, Osvaldo da Gama, Braulío  Gumba, Graciano Novais, Osvaldo Carlos, Emílio do Rosário Ronâncio Paulo, Ana Brito e Aline Lourenço.
 Angola é um alvo a bater nas provas continentais da classe, desde 2016,  altura que conquistou o primeiro título de bi-campeão africano, na contra-costa da Ilha do Cabo, em Luanda.
Em 2017, a selecção repetiu a proeza, ao revalidar o título no Egipto. Nas terras dos faraós, a coroação de Angola foi alcançada pelos velejadores Emílio Chissingui, Osvaldo da Gama Osvaldo Carlos, Graciano Novais, Eduardo João, Decapro Fernandes, Guilherme Neto, Alexandre António, Rosário Paulo, João Luacuti, Armindo de Sousa, José Armando, Fernando Sabalo e Aline Lourenço.  O titulo individual foi conquistado pelo velejador Graciano Novais.