Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Seleco anima gala em Ndalatando

Silva Cacuti - 25 de Maio, 2017

A gala que se realiza no mbito das festividades da cidade inscreve dois combates profissionais

Fotografia: Nuno Flash| Edies Novembro

A Selecção Nacional de boxe vai animar a gala de boxe profissional que se disputa amanhã, na cidade de Ndalatandu, Cuanza Norte, anunciou Carlos Luís, presidente da Federação Angolana de Boxe (Faboxe).

A gala que se realiza no âmbito das festividades da cidade inscreve dois combates profissionais. No combate de cartaz, Alfredo Sassa (Team Kibeto), 63,5 kg vai ter como opositor o pugilista local Alexandre Bonito, da Jeffosport.

A participação da selecção na gala, segundo Carlos Luís, presidente da Federação Angolana de Boxe (Faboxe) surge em função do adiamento do 19º Campeonato Africano da República do Congo, agora remarcado para 17 a 25 de Junho, quando inicialmente estava agendado para 27 do corrente a 4 de Junho.

O comité organizador do \"africano\", segundo a página da Aiba, alega a \"criação de melhores condições para uma organização de nível\" como razões do adiamento.

O responsável da Faboxe refere que a alteração mexe com a programação técnica da selecção, mas a equipa não vai parar de trabalhar.
\"Estamos indignados com este adiamento. Desportivamente não é correcto preparar os atletas para uma data e, à última hora, tem que reprogramar. Por outro lado, quando estamos concentrados com um grupo, mais dias são custos adicionais, somos obrigados a mobilizar mais recursos, enfim é complicado\", disse.

A remarcação, acrescentou, afecta também a calendarização da federação que \"estaria já a apresentar os campeonatos nacionais, no momento em que a selecção vai estar engajada\".
Carlos Luís disse que a Faboxe manifestou a sua insatisfação junto da confederação.
O campeonato africano apura para o campeonato mundial de Hamburgo, Alemanha.

Com o adiamento, passam para o mesmo período quase todas as provas continentais que apuram para aquele mundial. A excepção é feita à Ásia, que realizou o seu campeonato de 30 de Abril a 7 de Maio em Tashkent, Usbekistão. A prova americana vai abrir a jornada de Junho e ser disputada nas Honduras (Tegucilgapa) de 10 a 18. A Europa faz disputar o seu campeonato em Karkiv, Ucrânia, de 16 a 24 e a Oceânia reúne-se na Costa do Ouro (Austrália) de 26 a 29 de Junho.

O cubano Enrique Darrion vai levar para o africano, no dia 13 de Junho, os pugilistas Miguel Kembo, dos 49 quilogramas, Vivaldo Rodrigues (52 kg), Quilombo Massala (56 kg), Francisco Gomes (60 kg), Naftali Goma (64 kg), Pamelo Luciano (69 kg), Raimundo Vidal (75 kg), Menayami Mbimbi (81 kg), Tumba Silva (91 kg) e Carlos Massia (+ 91 kg).