Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Seleco brasileira prepara Jogos Olmpicos 2016

23 de Outubro, 2015

Os chamados treinos de pdio so aqueles em que os ginastas fazem o seu grande teste

Fotografia: AFP

A selecção brasileira masculina de ginástica artística realizou na manhã de ontem o seu treino de pódio no Mundial da modalidade disputado em Glasgow, Escócia. E a sessão serviu para mostrar à equipa qual será a sua primeira dificuldade na competição: as novidades da arena.

Os chamados treinos de pódio são aqueles em que os ginastas fazem o seu grande teste para o campeonato. Enquanto os outros treinos preparatórios são realizados em ginásios contíguos, esse acontece na própria arena de competição. Portanto, é a hora que os atletas têm para alinhar as perspectivas técnicas, acostumar-se aos aparelhos e sentir o clima das bancadas, embora ainda sem público.Para o Brasil, o primeiro desafio na Arena SSE Hydro foi a forte iluminação. As luzes do tecto e do telão gigante de 120 metros quadrados ficam ainda mais fortes quando reflectidas nos colchões, mais claros do que aqueles aos quais os ginastas estão acostumados nos centros de treinso brasileiros.

"É tudo uma questão de adaptação. Não estamos acostumados com esses colchões mais claros, porque treinamos com colchões azuis no Brasil, mas nós conhecemos o material e precisamos nos adaptar, até porque é o mesmo material que será usado na Olimpíada do Rio", comentou Leonardo Finco, coordenador da equipe masculina.