Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Seleco comea a competir amanh

Melo Clemente - 20 de Março, 2015

Delegao angolana chega esta manh Tunsia palco do Meeting Internacional

Fotografia: Nuno Flash

A Selecção Nacional de atletismo para portadores de deficiência, em ambas as classes, começa a competir amanhã, até ao dia 26, no Meeting Internacional da Tunísia, prova selectiva aos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro, Brasil, em 2016.

A delegação angolana deixou ontem a capital do país, por volta das 23h00, com destino a Paris, e desembarca às 10h00 da manhã de hoje, na capital tunisina, palco do Meeting Internacional.
José Chamoleia, a nova coqueluche do desporto adaptado, na classe T11 (deficiente visual total), constitui a principal esperança do combinado  nacional que procura a sexta presença consecutiva em Jogos Paralímpicos.

Ângelo Londaca e Vasco da Fonseca foram os primeiros atletas a representarem as cores da Bandeira Nacional numa edição dos Jogos Paralímpicos, isto em 1996, em Atlanta, Estados Unidos da América. Seguiram-se as participações de Sidney 2000 , Atenas 2004, Pequim 2008  e Londres 2012.Fazem parte ainda da lista dos T11 os atletas Fernando Simão, Esperança Gicasso e Befilia Buiyo.

A nível dos motores, o seleccionador nacional, José Manuel "Zemas", vai contar com os préstimos de Alberto Lussasse, da classe T46 (amputado membro superior), Alcides Festo, António Rock e Laureta Casinda, todos da classe T54 (paralisia cerebral).

A Selecção Nacional vai competir nas disciplinas dos 100, 200, 400,  800 e 1500 metros, para além das provas do salto, lançamento de dardo, disco e peso.
Alberto Lussasse, Alcides Festo, António Rock e Laurinda Cassinda vão participar nas provas de salto, lançamento de dardo, disco e peso.

Para esta primeira prova selectiva aos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro, Brasil, competição marcada para 2016, o seleccionador nacional decidiu apostar nos atletas mais jovens.
Entretanto, o internacional angolano José Sayovo, tricampeão paralímpico e recordista mundial, dos 100, 200 e 400 metros, falha o Meeting Internacional da Tunísia, em virtude de ter integrado os trabalhos da Selecção Nacional tardiamente, face ao tratamento a que foi submetido no Brasil.

Angola vai  participar no Open Internacional de Lotarias de São Paulo, prova a decorrer de 20 a 25 de Abril próximo, nos Jogos Mundiais da IBSA (Associação Internacional de Desporto para Cegos), de 10 a 17 de Maio, para além do Campeonato do Mundo do IPC, marcado para Dhoa, Qatar, de 19 a 28 de Outubro próximo.
As provas são selectivas para os Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro.