Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Seleco comea o torneio com Alemanha em Montreux

27 de Março, 2013

Seleco est desde domingo em Montreux

Fotografia: Jornal dos Desportos

A selecção angolana de hóquei em patins defronta, hoje, na Suíça, a sua congénere da Alemanha, em jogo da primeira ronda do grupo B do torneio internacional de Montreux, a decorrer de 27 a 31 deste mês. Para o mesmo grupo, a França e a Suíça jogam hoje, na prova, também conhecida como sendo da Páscoa.

Os angolanos prepararam este torneio em Viana de Castelo, Portugal, num estágio de dez dias, durante o qual conseguiram duas vitórias e um empate com equipas espanholas e portuguesa.

Também foi durante o estágio que o seleccionador nacional, Orlando Graça, definiu o grupo de 11 atletas com que se vai apresentar na prova que arranca em Montreux.

A selecção está desde domingo naquela cidade suíça, tendo o técnico Orlando Graça à disposição os jogadores Tiago Sousa, Silvério Quiteque “Pedalé”, Milton Lucas “Mitó”, Filipe Bernardino, Anacleto Silva “Kirro”, Humberto Mendes “Big”, André Centeno, João Vieira “Johe”, João Pinto, Rui André e Márcio Fernandes.

A melhor classificação do conjunto angolano é o terceiro lugar em 2001. Em 2011, a selecção nacional foi a quarta classificada. A disputa da Taça das Nações enquadra-se na preparação do “cinco nacional” para o campeonato do Mundo, que o país acolhe em Setembro deste ano nas cidades de Luanda e Namibe.

Palmarés
Selecção nacional mantém regularidade

A selecção nacional sénior masculina de hóquei em patins compete no torneio internacional de Montreux, na Suíça, há 16 edições, tendo obtido dois quartos lugares (2005 e 2011) e um terceiro (2001).

A competição antecede o campeonato do mundo e é disputada em Montreux, constando do calendário oficial do Comité Internacional de Rink Hockey.A estreia angolana aconteceu em 1982 na 49ª edição, quando despontaram nomes como Fragata, Caissara, Aníbal Mendonça, Nelson Amado, Cândido Teles e outros, sob orientação do treinador João Cruz. A equipa ficou na sétima e penúltima posição.

Nos anos seguintes, apesar de ser desconhecida, Angola sempre obteve resultados equilibrados. Já travou renhidas partidas com Argentina, Espanha, Portugal, Itália, Alemanha e Chile, tendo em algumas decidido a passagem após prolongamentos.

Fruto de boas exibições de muitos jogadores de equipas de Luanda, alguns foram jogar na Europa (Itália, Espanha e Portugal). Na presente edição, a decorrer de 27 a 31 deste mês, os angolanos estão no grupo A ao lado da Suíça, França e Alemanha, adversária de estreia em substituição da Argentina.

Na década de 90, viveu-se um período conturbado. Angola oscilava entre o grupo A e B do campeonato do mundo. Outros jogadores juniores foram lançados para a selecção de seniores ainda muito jovens, como Anacleto Silva “Kirro”, Toy Adão, Kito Paiada, Jorge Bachiesa e António Victor ”Duke”.

Mesmo sem federação constituída nas primeiras edições, o Executivo criou sempre condições para que o país participasse no evento. Este ano, o combinado nacional vai estar com a equipa base que se prepara para o 41º Campeonato do Mundo a decorrer em Angola e pela primeira vez em África entre 20 e 28 de Setembro nas cidades de Luanda e Namibe.

João Vieira "Johe" foi duas vezes melhor marcador do torneio. Primeiro em 2006, com seis golos e depois em 2011, com 18. Uma das maiores goleadas da competição aconteceu em 2011, quando Angola despachou (30-3) Macau, ainda na fase de grupos.

O também conhecido torneio de Páscoa já sofreu alterações. A partir de 1946 passou a ser disputado de forma regular, apesar da 1ª edição ter sido em 1920. Nos primórdios, os países eram representados por selecções regionais ou equipas. Portugal, com 15 títulos, é a selecção com mais troféus ganhos do torneio.

Calendário de jogos

A 65ª edição do torneio internacional de Montreux, realiza-se de 27 a 31 do corrente mês, na Suíça, e Angola está no grupo ‘A’ com as congéneres da Alemanha, França e a anfitriã. A série ‘B’ é constituída pelo Brasil, Espanha, clube de Montreux HC e Portugal, sendo este último detentor do título. Eis o calendário de jogos:
 
Quarta-feira

França - Suíça (16h00)
Angola – Alemanha (18h00)
 
Quinta-feira

Angola - França (16h30)
Alemanha - Suíça (18h00)
 
Sexta-feira

Angola – Suíça (18h00)
Alemanha – França (21h00).