Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Seleco da frica do Sul est nos "quartos"

09 de Outubro, 2015

A frica do Sul venceu na quarta-feira por 64-0 os Estados Unidos no Campeonato do Mundo de rgueb

Fotografia: AFP

 A África do Sul venceu na quarta-feira por 64-0 os Estados Unidos no Campeonato do Mundo de râguebi, assegurando a passagem aos quartos-de-final com o que foi o resultado mais desnivelado do torneio.

Destaque ainda para o feito de Bryan Habana ter igualado, neste jogo, o recorde histórico de Jonah Lomu, neozelandês que detinha a marca de 15 ensaios num mundial.

Em Londres, no estádio olímpico, os sul-africanos, que tinham iniciado a prova com uma derrota com o Japão, tiveram finalmente uma nota de jogo muito positiva, assegurando cinco pontos neste encontro, que lhes permitem fechar o grupo B no primeiro lugar, com 16 pontos.

Para o segundo lugar ainda 'correm' a Escócia (10 pontos e um jogo contra Samoa por disputar) e o Japão (oito pontos e um jogo contra os Estados Unidos). Samoa, com quatro pontos, e os Estados Unidos, sem qualquer ponto, só vão cumprir calendário.

Até agora, o resultado mais robusto era o da vitória da Austrália sobre o Uruguai, por 65-3, mas os 'springboks' lograram fazer ainda melhor, numa demonstração impressionante, em que se registaram 10 ensaios e sete conversões, destacando-se os três ensaios de Bryan Habana e os dois de François Louw.

Os sul-africanos juntam-se nos 'quartos' aos já apurados Austrália, País de Gales, Irlanda, França e Nova Zelândia. As outras duas vagas serão para a Escócia ou Japão e para Argentina ou Tonga.

A África do Sul é a primeira selecção que já sabe quando e onde vai jogar na ronda seguinte: será a 17 de Outubro, no estádio de Twickenham, Londres, contra Austrália ou País de Gales.