Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Selecção da África do Sul joga no grupo de Angola

Silva Cacuti - 04 de Dezembro, 2012

Campeonato do mundo do próximo ano no nosso país promete muita disputa

Fotografia: Jornal dos Desportos

A selecção de hóquei em patins da África do Sul sagrou-se campeã do 15º campeonato do mundo B, disputado em Canelones, Uruguai, de 24 de Novembro a 1 do corrente e apurou-se para o 41º campeonato do mundo A que se disputa em Angola no próximo ano. Os sul-africanos vão jogar a primeira fase da prova no Grupo C, de Angola, conjuntamente com as selecções de Portugal e Chile.As selecções da Inglaterra e da Áustria lograram igualmente o passe para o mundial angolano após ficarem em 2º e 3º lugar da prova disputada no Uruguai.Para os sul-africanos e ingleses trata-se de um regresso à prova, depois de terem baixado de divisão no campeonato do mundo A, disputado na Argentina em 2011, em que se quedaram nas últimas posições. Angola quedou-se na 11ª posição e o Chile, em 6º lugar. Portugal, que é cabeça da série, acabou a prova da Argentina em terceiro lugar. A Espanha, campeã do mundo, vai jogar a primeira fase do mundial de 2013 inserida no grupo A, ao lado do Brasil, Suíça e Áustria.

O grupo B, que tem a Argentina como equipa mais cotada, integra a França, Alemanha e a Inglaterra, primodivisionário que ficou em segundo lugar no mundial B do Uruguai. Moçambique, que foi semi-finalista na Argentina, é cabeça do grupo D, em que constam também a Itália, Colômbia e Estados Unidos.No âmbito da preparação do campeonato do mundo que o país acolhe, a selecção nacional embarcou ontem para a cidade argentina de Mendonza, onde cumpre um curto estágio antes de competir na Copa Sul-americana, em Buenos Aires, de 10 a 15 do corrente. O seleccionador nacional Orlando Graça levou os seguintes atletas: Pedale, Tiago Sousa, Mitó, Kirro, Rui André, Rui Miguel, Mamíkua, Paizinho, Big, Filipe Bernardino, Márcio Fernandes e João Pinto.

ORGANIZAÇÃO
Comissão apresenta
mundial em Janeiro


A comissão organizadora do 41º campeonato do mundo de hóquei em patins que Angola acolhe em Setembro de 2013 apenas faz a apresentação da prova no mês de Janeiro, segundo Pedro Azevedo, vice-presidente da Federação Angolana de Patinagem e membro da comissão. O responsável alegou dificuldades de agenda como razão para a apresentação da prova no início do próximo ano.“Há indisponibilidades de algumas personalidades que têm que estar presentes no acto de apresentação e, então, entendemos fazer a apresentação apenas em Janeiro, depois da participação da selecção nacional de futebol no Can da África do Sul”, disse. A organização pretende que estejam na apresentação figuras do hóquei mundial, como o presidente da FIRS, entre outros.A prova é disputada em dois pavilhões novos que estão a ser erguidos em Luanda e no Namibe.

MOLDES
Competições decorrem em simultâneo


As duas competições (Campeonato Africano e Zonal VI) vão decorrer em simultâneo na África do Sul nas mesmas datas. Ambas as competições obedecem aos mesmos programas e disciplinas, a ginástica rítmica e o tumbling.Cleidma Corina, Blandina Rodrigues, Elisabete Balsa (Sporting do Bié), Ana Mpanzo, Nkumba Suzana, Milka Kodjo, Paula Ambrósio, Josué da Cruz (Petro de Luanda), José Epalanga, Muto Francisco, António Eduardo (1º de Agosto), Gil Miango (Agefir), Líria Guiomar (Cabinda), Isaac André (Agefir), José Epalanga, Alice Tomás, Horácio de Almeida (Benguela), Wilson dos Santos (Agefir), Doroteia Fernandes, Eunice Ferreira, Clementina Wolotte (Agefir) e Julmira Tchempele (Huíla), compõem o grupo que vai competir ao lado das selecções da África do Sul, Zimbabwe, Egipto, Tunísia, Marrocos, Cabo Verde e tantas outras.O grupo dos encarregados para o treino dos dois conjuntos é composto por Larissa Ribeiro, coordenadora e técnica principal da selecção feminina, auxiliada por Jandira Ancia, como técnica-adjunta.Xungo Moque é o técnico principal para o tumbling em masculinos, auxiliado por Semba Miguel, como técnico-adjunto.  Rosa Napoleão