Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Seleco em fase de preparao

15 de Setembro, 2018

Angola o alvo a abater em Maputo

Fotografia: Dombele Bernardo| Edies Novembro

A selecção de vela da classe Optimist, em ambas as classes, que projecta o Campeonato Africano, a disputar-se de 25 de Novembro a 10 de Dezembro, em Maputo, Moçambique, dá  início a preparação por equipa, neste final de semana na Baía da Ilha do Cabo.
A equipa técnica, sob comando do seleccionador angolano , Moisés Camota, vai atarefar o grupo com técnicas de largadas, velocidade, rodagem e regras. Em declarações ao Jornal dos Desportos, Moisés Camota salientou que a preparação por equipa também será um trabalho árduo, pela difícil missão de defender o titulo de bi-campeão africano.
\"É de louvar o empenho e força de vontade, que os atletas apresentam a cada treino realizado. Devo dizer que terminamos a primeira etapa, sem problemas de maior com que afastasse um ou outro atleta dos trabalhos preparatórios\", disse.
O técnico referiu que, nesta fase, a equipa técnica vai dividir o grupo em dois, a fim de avaliar o trabalho por equipa em duas vertentes.
\"Estamos a trabalhar com um grupo de dez atletas e formamos duas equipas A e B, de modos a acelerar os treinos, porque falta-nos apenas um mês, para o encerramento da preparação em Luanda\", referiu.
Para esta etapa, a equipa técnica escolheu a Baía da Ilha do Cabo como campo de regatas, onde a selecção concentra-se de segunda a sexta - feira, entre as 14h00 às 18horas, ao passo que, aos finas de semana, o conjunto nacional começa a preparação a partir das 10h00  e encerra às 18 horas.
Recorda-se que Angola é o alvo a abater nas provas continentais da classe desde 2016, altura que conquistou o primeiro titulo de bi-campeão africano, arrebatado  na contra-costa da Ilha do Cabo, em Luanda.
Em 2017, a selecção repetiu a proeza ao revalidar o titulo no Egipto. Nas terras dos faraós, a coroação de Angola foi conquistada pelos velejadores Emílio Chissingui, Osvaldo da Gama Osvaldo Carlos, Graciano Novais, Eduardo João, Decapro Fernandes, Guilherme Neto, Alexandre António, Rosário Paulo, João Luacuti, Armindo de Sousa, José Armando, Fernando Sabalo e Aline Lourenço.
Nesta etapa, Moisés Camota trabalha com o objectivo de trazer o terceiro titulo continental, com os velejadores Armindo de Sousa, Osvaldo da Gama, Braúlio  Gumba, Graciano Novais, Osvaldo Carlos, Emílio do Rosário, Fernando Sabalo e Ronancio Paulo.