Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Selecção embarca hoje

Silva Cacuti - 03 de Janeiro, 2014

Pupilas de Vivaldo Eduardo seguem viagem hoje para a Sérvia via Frankfurt visando o africano de Argélia

Fotografia: Jornal dos Desportos

A meia-distância Wuta Dombaxi, do 1º de Agosto, está a viver uma nova experiência como andebolista. A jogadora foi adaptada à posição seis, pivô, para garantir mais mobilidade a esta área de jogo da Selecção Nacional, segundo Edgar Neto, porta-voz da equipa técnica.

Falando da adaptação da atleta, ontem no final da preparação no país, Edgar Neto disse que "diferentemente de Anastásia Sibo e Albertina Cassoma, que actuaram na posição seis, durante o mundial, a equipa técnica viu em Wuta Dombaxi características que tornam a pivô da selecção mais movimentada, em função da filosofia de jogo que se pretende implementar no africano". A equipa técnica dispensou a pivô Anastásia Sibo que se debate ainda com problemas físicos e deu oportunidade a Wuta para exercer novas funções relativamente àquelas a que está habituada.

"Nunca joguei a pivô, estou a dar o meu melhor para corresponder aos anseios da equipa técnica. É um pouco difícil, mas sou profissional do andebol, então faço tudo para me adaptar", disse a atleta que vai disputar o seu segundo campeonato africano, depois de se ter estreado em 2010, no Cairo, Egipto.

Ontem, no último dia de preparação no país, a equipa fez um treino conjunto com a equipa masculina do Petro de Luanda, em que os aspectos do ataque e contra-ataque foram analisados ao pormenor. No período da tarde a equipa fez uma sessão virada para a resistência física.

Hoje, Vivaldo Eduardo concede dia livre às atletas e no princípio da noite embarcam para a Sérvia, via Frankfurt. Durante o estágio a selecção nacional prevê defrontar a Argélia duas vezes e efectuar outro jogo amistoso e treinos conjuntos com a equipa do Hypo No da Áustria.

Angola vai jogar o africano inserida no grupo B, juntamente com a vice-campeã africana, Tunísia, República do Congo e a Guiné Conakry. Na primeira jornada, Angola defronta a 17 do corrente a República do Congo.

Vivaldo Eduardo leva as seguintes atletas: Cristina Branco "Branquinha", Maria Pedro "Mariazinha", Teresa Almeida "Bá", Azenaide Carlos "Zizica", Isabel Fernandes "Belezura", Isabel Guialo "Belinha", Lurdes Monteiro "Avozinha", Joelma Viegas "Cajó", Carolina Morais "Caró", Natalia Bernardo "Messi" , Matilde André, Albertina Cassoma, Marcelina Kiala, Luisa Kiala, Marta dos Santos "Martucha", Wuta Dombaxi e Magda Cazanga.

JULIANA MACHADO
A ponta esquerda Juliana Machado, cedida pelo 1º de Agosto ao Guardez de Espanha, vai estar presente em todos os jogos amistosos que a Selecção Nacional vai efectuar durante o estágio que vai cumprir na Sérvia, garante Ilídio Cândido, vice-presidente desportivo da Federação Angolana de Andebol (Faand).

A jogadora, que falhou a presença no Campeonato do Mundo, pode ficar sedeada na Hungria, pelo facto de a Faand não ter conseguido visto para a Sérvia. Segundo fontes próximas do 1º de Agosto, o Guardez, equipa em que a atleta actua, está também a fazer esforços para enviar a jogadora para a Sérvia.

"Até agora não temos nada em contrário em relação à integração desta jogadora, ela vai para a Hungria e desloca-se para a Roménia e outros pontos onde as selecções que vão estar na Sérvia vão efectuar os seus jogos amistosos", disse.

Ontem, no encerramento da preparação no país, Edgar Neto disse que a equipa técnica conta com a jogadora, mas desconhece a situação da sua integração no grupo de trabalho.


Contrariedade
Lesão tira Mulenesa da selecção


O ponta Osvaldo Mulenesa foi ontem substituído no grupo da Selecção Nacional sénior masculina que hoje segue para a Sérvia, onde também vai preparar o Campeonato Africano em Argel, Argélia, por lesão nos tornozelos, segundo uma fonte da Federação Angolana de Andebol a que o Jornal dos Desportos teve acesso. Osvaldo Mulenesa esteve bem tecnicamente, mas o seleccionador nacional Filipe Cruz teve de optar por Edgar Abreu.

Além desta alteração o técnico angolano tem também a contrariedade de não poder contar com o ponta Elias António que evolui no Ismai do Porto, equipa da primeira divisão portuguesa.

Segundo fontes da equipa técnica o atleta vai ficar em Luanda e segue apenas no dia 6 para encontrar o resto da equipa, mas Ilídio Cândido, vice-presidente da federação, disse que o atleta estaria sedeado na Hungria onde participaria nos amistosos programados pela Selecção Nacional
A Selecção Nacional masculina que vai a Argel com o objectivo de melhorar o sétimo lugar da edição anterior tem agendados cinco jogos amistosos na Sérvia, com equipas locais da Hungria e da Croácia.

A selecção vai defrontar o Pik Szeged da Hungria, o Nexe Nasice da Croácia, o Spart da Sérvia, o Vojvodina da Sérvia e o Oroshaza da Hungria. Filipe Cruz leva os seguintes atletas: Giovani Muachissengue, Custódio Gouveia, Edmilson Gonçalves (guarda-redes), Yuri Fernandes, Manuel Nascimento, Edvaldo Ferreira, Romé Hebo, Sérgio Lopes, Adelino Pestana (meia-distâncias), Augusto Dinzeia, Fernando Teka, Manuel Teka (pivôs), Elias António, Adilson Maneco, Elcimar Pedro, Edgar Abreu, Belchior Camuanga (pontas).
S.C