Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Seleco encerra estgio no Huambo

Rosa Napoleo - 28 de Agosto, 2014

O treinador assegura que tecnicamente as atletas esto em condies de superar a prestao passada e sonha com o pdio. Porque no pensar em um dos trs primeiros lugares?

Fotografia: Jornal dos Desportos

A Selecção feminina de ginástica rítmica cumpriu um período de estágio na província do Huambo, com vista o mundial da modalidade de 22 a 28 de Setembro na Turquia, regressa hoje a Luanda onde deve permanecer até sábado.

Em declarações ao Jornal dos Desportos, Semba Miguel, técnico principal do conjunto nacional disse que enfrentou dificuldades no início dos trabalhos por causa do clima muito frio naquela região do planalto central. “Os primeiros dias foram muito difíceis, as atletas não conseguiam movimentar-se com precisão por causa do frio. 

Era muito intenso, mas com o passar dos dias começaram a adaptar-se ao clima. Estamos no final da nossa estada aqui no Huambo e sinto o grupo treinado e preparado para enfrentar mas um desafio, pelo menos climaticamente já não temos  problemas”, garantiu. O treinador assegura que tecnicamente as atletas estão em condições de superar a prestação passada e sonha  com o pódio. “Porque não pensar em  um dos três primeiros lugares?

Nós somos uma selecção forte  em ginástica rítmica, é claro que reconhecemos a superioridade dos adversários, mas nós também temos as nossas próprias ambições”, perspectivou. Durante os trabalhos no Huambo, o técnico referiu que as meninas trabalharam na montagem das coreografias dos conjuntos e efectuaram pré-competições entre si com os aparelhos de  massa, fita, arco e bola.

O conjunto feminino de ginástica rítmica parte este sábado para Portugal onde deve terminar a sua preparação. As representantes nacionais recebem as últimas recomendações no Centro de Alto Rendimento de Sangalhos com técnicos portugueses.  A rectificação das falhas nos esquemas de conjunto misto e conjunto de massa, assim como na montagem das coreografias, vão dominar os trabalhos em Portugal.

Na lista das seleccionadas estão Beatriz Casselo, Mónica Gaspar, Eunice Ferreira, Yulanda António, Nkumba Suzana, Yolanda Gaspar, Ana Mpanzo, Alice Tomás, Jandira Henriques, Margarida Cabral, Sofia Higino e Benilde Panguleipo.
Rosa Napoleão