Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Selecção encerra primeira etapa

10 de Outubro, 2014

Comandados de Nfumu Lukoki vão cumprir um estágio pré-competitivo na província da Huíla

Fotografia: Eduardo Pedro

A pré-selecção sénior masculino de Ju-jitsu que projecta o Mundial de França, a decorrer de 28 a 30 de Novembro próximo, encerra hoje a primeira etapa de preparação no ginásio da federação angolana da modalidade, no Complexo da Cidadela Desportiva.

A equipa técnica liderada por Nfumu Lukoki vai limar as últimas arestas, relacionadas com técnicas de combate, técnicas de regulamento de combate, Karaté, judo e técnicas de Ne-waza (técnicas do chão).

O seleccionador nacional disse que após mais uma semana de trabalho a equipa técnica está em condições de encerrar a primeira fase preparatória e realizar a primeira triagem do grupo."A triagem tinha de ser feita na semana passada. Mas não foi possível porque notámos algumas debilidades nos atletas, principalmente nas técnicas de regulamento de combate", sublinhou.

Nfumu Lukoki adiantou que durante a semana as falhas foram ultrapassadas,"porque são atletas profissionais e adaptam-se rapidamente".

O técnico referiu que na primeira fase preparatória os trabalhos da pré-selecção decorreram a bom ritmo. Para Nfumu Lukoki, os atletas corresponderam às expectativas da equipa técnica.

Os atletas que vão para a segunda etapa preparatória vão ser  submetidos a três combates. Amanhã e domingo há eliminatórias. Nfumu Lukoki trabalha com os representantes das províncias do Bengo e de Luanda, ao passo que o grupo do Uíge trabalha sob orientação de um técnico local, até se juntarem ao grupo na capital do país.

O técnico adiantou  que o conjunto angolano trabalha em Luanda, até ao dia 18, data prevista para a viagem da pré-selecção à província da Huíla, onde vai cumprir um estágio pré-competitivo.

O grupo vai ficar na Huíla por um período de dez dias, como objectivo de adaptar-se ao clima frio que possivelmente vão encontrar no palco da competição.

Até domingo trabalham a serviço da pré-selecção, na categoria dos -55 kg, Faustino  Sinki, de Luanda, e Inocêncio Ferreira,  da província do Uige. Na categoria de -62kg  foram chamados Ismael António, de Luanda, Mendes Toko, do Bengo, e Osvaldo Bunga, do Uige. Da categoria de -69kg  fazem parte da lista Maloloka Pedro, do Uíge, e Mimona Flávio, de Luanda. 

Representam a categoria de -75kg os atletas Nelson João, do Uíge, e Roberto Kelly, de Luanda. Na categoria de -85kg foram convocados os lutadores Makito Paz, de Luanda, e Medo Pedro, do Uíge. Completam a lista, na categoria de -94kg, os lutadores Fisto Baptista, de Luanda, e Diaveto Filipe, do Uíge.