Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Seleco faz pausa na preparao

08 de Março, 2015

Seleco nacional empenhada em revalidar o trofu nas guas de Benguela depois de Vitria do Esprito Santo

Fotografia: Dombele Bernardo

A Selecção Nacional de pesca desportiva retoma nos dias 14 e 15 do corrente a preparação, com vista  a participação no 24º campeonato do mundo, que o país vai albergar de 28 Março a 4 de Abril, nas águas frias de Benguela. A primeira sessão de treinos aconteceu na última quinta-feira, no Lobito, e o grupo capturou 13 veleiros e um marlin-azul durante cinco horas a 20 milhas náuticas da ponta da Restinga.

Dos dez convocados pelo seleccionador Fernando Duarte, os treinos contaram com a presença de nove atletas. O trabalho visou unir o grupo e avaliar o nível de captura dos integrantes, conforme o capitão da equipa, Rogério Matos. Fizeram parte do treino, Carlos Louro, Rafael Brigham, João Tavira Lopes, Júlio Rocha, Keven Jongschaap, Luís Van-Dúnem, Marco Queiroz, Nuno Abohbot e Nuno Abohbot Junior. Sérgio Santos está ausente por questões laborais e vai integrar os trabalhos nos próximos dias.

Na segunda fase de preparação, o grupo vai ser dividido em equipas A e B. O país vai ser representado por duas formações no campeonato mundial, também denominada “Big Game Angola'2015”.

O Campeonato do Mundo de pesca desportiva ao corrico já conta com as confirmações das presenças das selecções do Brasil, Alemanha, Suíça, Espanha, México, Senegal, África do Sul, Croácia e Itália. O Egipto é o último país africano que ainda não confirmou a participação. As inscrições encerram no dia 28 de Março.

Para uma organização revestida de êxito do campeonato mundial, mais duas embarcações encontram-se desde sábado atracadas na marina do Clube Náutico do Lobito. Trata-se de barcos de 30 e 40 Ps. A comissão organizadora conta com dez embarcações de um total de 25 previstas. Até a meio da próxima semana, o número pode estar completo. Angola sagrou-se campeã do mundo de pesca ao corrico em 2014, na 23ª edição disputada no Estado de Espírito Santo, Brasil.