Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Seleco feminina comea com a Espanha

Silva Cacuti - 23 de Maio, 2013

O seleccionador nacional snior feminino, Vivaldo Eduardo, lana hoje,

Fotografia: Jornal dos Desportos

O seleccionador nacional sénior feminino, Vivaldo Eduardo, lança hoje, em estreia pela selecção nacional três jogadores, quando defrontar, às 17H30, a congénere de Espanha, na primeira jornada do torneio das quatro nações que Seul, Coreia do Sul acolhe a partir de hoje.

Depois de passagens por selecções inferiores Sílvia Mulabo, Valdemira Van-dúnem e Juliana Machado jogam hoje pela selecção nacional sénior feminino. As duas primeiras actuam na baliza e Juliana o fará na ponta esquerda.

O jogo diante de Espanha vai, igualmente, apadrinhar o regresso de Wuta Dombaxi à selecção nacional, um grupo que não integrava desde 2011, por altura da disputa do torneio de apuramento para os Jogos Africanos, em Joanesburgo, por lesão.

Além de Espanha, a selecção nacional vai defrontar a Coreia do Sul, amanhã, e a Rússia, no dia 26.De resto, não é a melhor equipa que Angola leva ao torneio.

São notáveis as ausências de Nair Almeida, Marcelina Kiala, Elzira Tavares, Maria Pedro, Bombo Calandula e Azenaide Carlos, que em próximos compromissos poderão integrar o grupo.

Vivaldo Eduardo, seleccionador nacional tem consciência dos objectivos que leva a Seul. Segundo o técnico uma boa prestação passa por equilibrar os jogos, já que além de renovada, a selecção nacional é a menos cotada do torneio, de acordo com os dados estatísticos.

O seleccionador sabe, também, que uma boa prestação em Seul pode abrir portas a outros convites que podem ser muito importantes para a nova fase da selecção nacional, tendo em atenção o mundial da República Checa, em Dezembro.

As duas selecções só podem ser comparadas por dados estatísticos, já que não há registo de um jogo recente entre ambas. A Espanha foi medalha de bronze no mundial do Brasil, em 2011 e nos Jogos Olímpicos de Londres de 2012. Angola foi 8ª classificada no mundial e 9ª no torneio olímpico.

Segundo fontes da Federação Angolana de Andebol, depois de Seul a selecção nacional vai atender a outro convite para jogar no Brasil.