Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Seleco feminina preocupa tcnico

Rosa Napoleo - 27 de Setembro, 2016

Seleces nacionais preparam as participaes nos jogos da SADC em diferentes palcos do pas

Fotografia: Nuno Flash

Os níveis competitivos da selecção feminina de judo de Sub-16, que se prepara para os Jogos da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral, a realizar-se em Dezembro, em Luanda, preocupam a Comissão Técnica da Federação Angolana da modalidade. A menos de três meses para o início da competição regional, as fragilidades registam-se nas técnicas de ataque e de projecção.

Nzinga Pedro, um dos treinadores seleccionados para orientar o grupo de trabalho, disse ao Jornal dos Desportos que vão dedicar mais tempo de trabalho para superar as debilidades também nos aspectos físicos. O técnico angolano manifestou a esperança de apresentar um grupo competitivo e capaz de representar com dignidade o país na competição regional.

Nos treinos, que decorrem no ginásio do Clube da Terra Nova, em Luanda, e em outros pavilhões do país, os treinadores Yuri Paim, Hélder Camindo, Cândido José, Natan Garcia, José Moreno, Alexandre Martins e Pedro Ebo aprimoram as técnicas também da selecção masculina de Sub-16. Os atletas aperfeiçoam as diferentes técnicas num processo evolutivo, segundo Nzinga Pedro.

"Sentimos que os atletas cometem menos erros em cada dia de trabalho; as técnicas de projecção já estão ser executadas com alguma rapidez que nos agrada", disse.O especialista promete mais trabalho para apresentar um grupo à altura da competição. Até lá, a preparação física, as técnicas de ataque e de projecção, assim como o aprimoramento de outros aspectos principais, vão dominar as sessões de treino em todos os pavilhões distribuídos do país.

Na segunda etapa de preparação, as selecções nacionais de Sub-16 congregam um total de 36 atletas. Em Luanda, para além do Clube da Terra Nova, no Distrito de Rangel, um outro grupo trabalha no Clube Desportivo do Guedal. A preparação também decorre no Huambo, com três atletas, e em Benguela, com um. O cronograma de preparação da Comissão Técnica Federativa é cumprida à risca, por todos os envolvidos.

Nos Jogos da SADC de Luanda, as selecções nacionais de judo têm como objectivo a superação de três medalhas de ouro, alcançadas na edição de 2014, em Gaberone, Botswana, por intermédio de Mário Benttencourt, na categoria de -60 kg; Jonathan Kiala, -73 kg e Décio Ferreira, -73 kg.