Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Selecção feminina prepara Mundial

05 de Novembro, 2013

Angolanas vão à Sérvia com o pensamento de melhorar o oitavo lugar obtido na última edição do campeonato do mundo realizado no Brasil

Fotografia: Nuno Flash

As 25 atletas convocadas, para a campanha da Selecção Nacional Sénior feminina de Andebol para o Campeonato do Mundo da Sérvia, de 6 a 22 de Dezembro, apresentaram-se ontem, no campo do Catetão, para dar início aos trabalhos de campo, sob comando do Seleccionador Nacional, Vivaldo Eduardo.

Azenaide Carlos, meia-distância do 1º de Agosto, recupera de uma lesão, apresentou-se, mas foi observada e tudo indica, que pode ser dispensada, para concluir a recuperação. Azenaide Carlos, recorde-se, falhou o Campeonato Nacional, prova em que o seu clube se sagrou campeão. A jogadora falhou também a disputa da Taça dos Clubes Campeões e a final da Taça de Angola. A equipa vai cumprir um plano de preparação no país, até o dia 16 e parte no dia 18 do corrente para a Hungria, para a derradeira etapa de preparação em regime de estágio.

Ontem, na primeira sessão de treinos, estiveram as atletas Cristina Branco, Maria Pedro, Sílvia Mulabo e Teresa Almeida (guarda-redes); Azenaide Carlos, Elzira Barros, Isabel Guialo, Lurdes Monteiro, Nair Almeida, Rossana Kitongo, Wuta Dombaxi, Isabel Fernandes, Luísa Kiala, Magda Cazanga, Marcelina Kiala, Liliana da Paixão, Lisandra Salvador (meia-distância), Joelma Viegas, Juliana Machado, Iracelma Silva, Marta dos Santos, Natália Bernardo (pontas), Albertina Cassoma, Anastácia Sibo e Bombo Calandula (pivots).

 Angola vai jogar a primeira fase do campeonato mundial na cidade de Zrenjanin, inserida no grupo C, ao lado das selecções da Noruega, Polónia, Espanha, Paraguai e Argentina, adeversária de estreia. O grupo A, com sede em Belgrado, integram as selecções de Montenegro, Holanda, França, Coreia do Sul, República Democrática do Congo e República Dominicana.

Na cidade de Niš jogam as equipas do grupo B, nomeadamente, Dinamarca, Brasil, Sérvia, China, Japão e Argélia. O grupo D jogam  em Novi Sad e incorpora as equipas nacionais da Hungria, Alemanha, Roménia, República Checa, Tunísia e Austrália. A Selecção Nacional, foi oitava classificada na XX edição do Campeonato Mundial disputada no Brasil, em 2011.