Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Selecção individual a caminho do Mundial

Rosa Panzo - 18 de Setembro, 2014

Selecção rítmica parte para a Turquia

Fotografia: Jornal dos Desportos

A selecção feminina de ginástica rítmica viaja hoje de Portugal para a Turquia, palco do campeonato mundial a disputar-se de 22 a 28 do mês em curso. As atletas Ana Panzo, Alice Costa e Sofia Higino fazem-se acompanhar da treinadora portuguesa Sónia Monteiro e a delegação angolana é chefiada por Paulo Serrão.

O grupo cumpriu um estágio pré-competitivo no Centro de Alto Rendimento de Sangalhos, desde o passado dia 27 de Agosto último, sob o olhar atento do seleccionador nacional Semba Miguel. O treinador angolano vai continuar em Portugal com a selecção de conjunto de ginástica rítmica até o dia 24 do corrente, data prevista para a viagem a Turquia, onde também vão participar do campeonato mundial.

A selecção de conjunto sénior feminino é composta pelas ginastas Benilde Panguleipo (Huíla), Jandira Henriques e Margarida Cabral (Benguela), Ncumba Suzana e Yolanda Gaspar (Luanda).
RP


ASSOCIATIVISMO   MEGA MARATONA DESPORTIVA
Universitários agitam Lubango


Os estudantes do curso de Educação Física e Desporto do Instituto Superior de Ciências de Educação do Lubango (ISCED) lembraram o Dia do Herói Nacional, celebrado ontem em todo o país, com a realização de uma megamaratona desportiva. O evento comportou vários momentos com destaque para os de porta-bandeiras, esquema de ginástica rítmica e a gincana competitiva em que os estudantes tinham de transpor um conjunto de obstáculos.

Durante três horas de intensas apresentações, num ambiente multicolor, os 52 estudantes do primeiro ano do curso de Educação Física e Ciência do Desporto do ISCED demonstraram eficácia na absorção de um conjunto de matérias que lhes vão permitir desempenhar com brilho essa actividade.

A maratona de ginástica aeróbica constituiu o ponto mais alto da actividade decorrida num dos campos adjacentes ao ISCED. Com um cenário inédito, os estudantes relembraram o primeiro Presidente da República de Angola, António Agostinho Neto, cujo papel ficou marcado na luta contra o colonialismo português e a proclamação da independência nacional. Em seis categorias, a organização premiou os vencedores. Aurélio Borges recebeu o troféu de melhor tecnicista e Rosa Alexandrina foi eleita a estudante mais gorda.

O troféu de indumentária desportiva coube a José Faustino, Aida Emília levou o troféu da mais bonita, Eduardo Joaquim recebeu o troféu do atleta mais descoordenado da maratona e o par formado por Afonso Daniel e Bibiana da Silva receberam o troféu de dança com a bola. Face à adesão dos estudantes, a direcção do ISCED promete ajudar a organização da próxima edição com meios que visem a massificação da maratona de ginástica aeróbica.

A actividade foi assistida por professores universitários, estudantes de vários cursos e outras individualidades.
GAUDÊNCIO HAMELAY | NO LUBANGO