Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Seleco individual estagia na Rssia

Rosa Napoleo - 05 de Junho, 2013

Seleco Nacional de ginstica rtmica, vai estgiar na Rssia

Fotografia: Jornal dos Desportos

As atletas da selecção nacional de ginástica rítmica, Mkumba Suzana e Ana Mpanzo, cumprem desde ontem um período de estágio na Rússia, visando a participação no campeonato do mundo a decorrer de 23 de Agosto a 2 de Setembro, na cidade de Kiev, Ucrânia. As angolanas regressam ao país no dia 20. A segunda fase de preparação leva-as de novo à Rússia no princípio de Julho.

As duas atletas (do Petro de Luanda) são acompanhadas pelo técnico Semba Tango, da fisioterapeuta Elsa Lialunga e de Rubens de Carvalho, chefe da delegação. A classe de conjunto da selecção nacional de ginástica tem a viagem agendada para Portugal, onde cumpre um curto período de estágio nos próximos dias.

O presidente da Federação Angolana de Ginástica, Auxilio Jacob, falou ao Jornal dos Desportos sobre os planos de preparação da selecção nacional para o campeonato mundial.

“Temos tudo alinhavado para uma preparação condigna da selecção nacional, tendo em conta o nível da competição. A dupla, que estagia na Rússia, vai beneficiar de várias provas com as selecções locais a fim de ganhar mais experiência”, disse.

O dirigente disse que a dupla vai contar com a ajuda de uma treinadora russa que se predispôs a fazer um trabalho primário para corrigir determinadas técnicas e confirmar as técnicas aprovadas no congresso realizado no México.

Auxílio Jacob admitiu que a selecção nacional vai encontrar inúmeras dificuldades por ser a primeira participação no historial desportivo do país. Contudo, o dirigente desportivo assegura que a falta de experiência não vai impedir que o grupo se exiba para elevar a bandeira nacional. 

Milka Kodjo, Yolanda Gaspar (Petro de Luanda), Ana Ferreira (Agefir), Alice Tomás, Jandira Henriques, Sofia Higino (Nacional de Benguela) e Beniude Panguleipo (Huíla) são as atletas escolhidas para a prova de conjunto.
ROSA NAPOLEÃO